O Governo do Estado entregou nesta semana o Centro da Juventude Nagib Harmuch, em Irati. A estrutura foi construída para atender adolescentes e jovens em programas de fortalecimento de vínculos, formação psicossocial e desenvolvimento da cidadania. O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, afirmou que a política pública para a juventude do Governo é levar o jovem para atividades saudáveis, longe das ruas e da violência.
“Esse Centro da Juventude abriga ginásio para a prática de esportes, pista de skate. Além de uma piscina e uma série de atividades para manter o jovem longe da rua e da violência, convivendo aqui dentro de forma solidária e saudável”, disse Ney Leprevost.
Com investimento total de R$ 3,4 milhões, o Centro da Juventude vai oferecer a jovens entre 12 e 18 anos atividades esportivas (natação, futsal, vôlei e basquete). Além da prática de skate e oficinas de artes marciais, informática, teatro. E também, danças folclóricas e contemporâneas, oficinas de rádio e jornalismo. Assim, o local também vai oferecer cursos profissionalizantes, de artes em geral e atividades relacionados à promoção da cidadania, lazer e convivência familiar e comunitária.
Além disso, o prefeito de Irati Jorge Derbli disse que foram 10 anos entre a assinatura do primeiro convênio e a conclusão da obra. “Para nós é uma satisfação entregar para a população este espaço, que tem um cunho social muito grande”, disse ele.
CRAS
Após oito anos paralisadas, as obras do Centro da Juventude retomaram este ano. “Estamos cumprindo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de retomar e concluir as obras paradas”, explicou o secretário. Além disso, lembrou a importância do funcionamento do equipamento que vai atender prioritariamente adolescentes pertencentes a comunidades com índices de vulnerabilidade e risco social, encaminhados a partir dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Segundo ele, a frequência ao Centro de Juventude será prioridade para os que integram famílias do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O Centro da Juventude leva o nome de Nagib Harmuch. Tal nome, entretanto, é uma homenagem ao radialista fundador das emissoras Najuá. Ele tinha grande apreço pelas causas comunitárias, da juventude e divulgação esportiva.
INSCRIÇÕES
Por fim, as inscrições podem ser feitas por um período de 30 dias, em horário comercial – das 8 às 11h30 e das 13h às 18h. “Nesse espaço de tempo, vamos fazer também a busca ativa para o público prioritário. Que são os jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Passados esses 30 dias, entretanto, já teremos atividades sendo ofertadas para essa população inscrita no programa”, explica a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich.
Leia outras notícias no Portal RSN.