Irati comemora esta semana o bom resultado conquistado no Ranking Nacional da Transparência. O documento, divulgado pelo Ministério Público Federal, aponta que o município conquistou nota 9,8 na última avaliação. Isso representa um aumento de 3,6 pontos além de encostar na nota máxima que é 10.
São avaliados 16 itens dentro de temas como receita, despesa, licitações e contratos, relatórios e serviço de informações ao cidadão, que somam 10 pontos. A nota coloca Irati no topo dos principais municípios da Região e em oitavo entre os 399 municípios paranaenses quando o assunto é transparência.
O prefeito Jorge Derbli celebrou o aumento. Em entrevista ao Portal RSN, o prefeito afirmou que prega pela transparência de tudo o que acontece nas ações do município, para que a população tenha acesso e possa saber o que acontece internamente na prefeitura.
“Com a Secretaria de Administração, com a controladoria interna e com todos os secretários, criamos uma rede para que todos fizessem a sua parte. Cada secretário, cada departamento ficou na obrigação de alimentar o portal da transparência com todas as ações que ocorreram na prefeitura. Isso justifica essa bela colocação nossa no ranking pelo MPF, um trabalho conjunto, em rede que todos fizemos”.
OUTROS MUNICÍPIOS (Notas nas 1ª e 2ª Avaliações)
- Laranjeiras do Sul = subiu de 2,10 para 9,10.
- Pinhão = passou de 0,80 para 8,80.
- Pitanga = aumentou de 2,70 para 8,40.
- Bituruna = subiu de 6,10 para 8,10.
- Reserva do Iguaçu = passou de 0,40 para 7,70.
- Prudentópolis = aumentou de 4,10 para 7,70.
- Guarapuava = subiu de 7 para 7,20.
- Candói = passou de 2,10 para 7,10.
- Turvo = aumentou de 1,50 para 6,70.
- Foz do Jordão = subiu de 0,0 para 5,40.
O ranking completo e todos os itens de avaliação podem ser acessados pelo site www.combateacorrupcao.mpf.mp.br.