Entre os dias 16 e 27 de maio vão ocorrer sete audiências públicas da Nova Ferroeste, que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná, por trilhos. Além disso, em Guarapuava ocorre em 26 de maio, a partir das 19h, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.
O município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, dará início aos encontros com a sociedade, nos quais serão discutidos pontos importantes do projeto, seguido por Guaíra, Cascavel, Paranaguá. Bem como, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati, todas no Paraná. Assim, a escolha do Ibama levou em conta a disposição geográfica dos municípios ao longo do traçado e as interferências ambientais.
O debate envolve os impactos ambientais do projeto de aproximadamente 1.300 quilômetros de extensão e as medidas de compensação da fauna e da flora. Os trilhos utilizados para escoamento de toneladas de soja, milho e proteína animal, com captação de cargas de outros países, seguindo para o Porto de Paranaguá. Por fim, este será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do País, projeto pensado para o desenvolvimento econômico do Estado.
*(Com informações da AEN)
Leia outras notícias no Portal RSN.