22/08/2023



Cotidiano Região Saúde

Irati tem seis casos de sarampo confirmados

Irati é a cidade da Região com o maior número de casos. Outros 17 casos ainda estão sendo investigados. Guarapuava não tem casos confirmados

sarampo

Irati tem outros 17 casos seguem sendo investigados (Foto: Arquivo/RSN)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou mais 54 casos da doença no Estado na última semana. Assim, conforme boletim divulgado pela Sesa, são 648 casos confirmados em 38 municípios. Há ainda 1.057 pacientes em investigação em 97 cidades paranaenses. Em Irati, a cidade da Região de Guarapuava com mais relatos da doença, seis casos foram confirmados e 17 seguem em investigação.

Além disso, conforme os dados coletados, a 5ª Regional de Saúde, que tem a sede em Guarapuava, tem 26 casos. Os nove municípios que integram a regional tiveram relatos de casos. Do total, 16 já foram descartados e outros 10 seguem em análise.

A DOENÇA

Após mais de 20 anos sem registro de casos de sarampo, o Paraná voltou a ter cidades com surto ativo no início de agosto. Em 134 dias, desde o primeiro caso, 648 pacientes tiveram a confirmação da doença com exames laboratoriais.

“Além da preocupação, ficamos extremamente tristes por imaginar que pessoas ficam doentes por falta de alguma vacina. Temos as vacinas disponíveis de forma gratuita nas unidades básicas de saúde, só é preciso ir até lá”, ressaltou o secretário de Saúde, Beto Preto.

De um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus do sarampo. Por isso a vacinação é tão importante. O esquema vacinal do Ministério da Saúde recomenda que a população com idade entre 01 e 29 anos deve receber duas doses da tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose.

Além disso, o Ministério da Saúde disponibilizou também a vacinação para os bebês de 6 a 11 meses, a chamada Dose Zero. Entretanto, o calendário nacional de vacinação indica que aos 12 meses de vida a criança deve receber a primeira dose da tríplice viral e a segunda dose deverá ocorrer aos 15 meses, com a vacina tetraviral, que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora.

DADOS

Além dos 648 casos confirmados no Estado, 54 deles somente na última semana, a Secretaria Estadual informa que 588 (90%) ocorreram na área da 2ª Regional de Saúde – 407 dos casos em Curitiba (62%). Em todo o Estado, 38 municípios estão em surto ativo e 97 com casos em investigação.

Em relação à faixa de idade, os dados apontam que 53% dos pacientes têm entre 20 e 29 anos e 70% do total (450 pacientes) têm mais de 20 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo