22/08/2023
Esportes

Iraty goleia Cascavel e segue em terceiro no Paranaense

imagem-14881

Da redação – Ontem (4) o jovem time do Iraty deu um exemplo de superação na goleada imposta ao Cascavel. Além da ausência de Ceará, perdeu ainda no primeiro três outros titulares: Valter, Rogério e William Dagol. No intervalo, Gilberto Pereira remontou o time e como disse no microfone da Najuá, pediu que os atletas se superassem em campo. E foi atendido. No final os cerca de 1300 torcedores saíram comemorando mais uma vitória, a oitava nesta temporada no Emílio Gomes.

Como sempre faz o Azulão começou acelerando para cima do adversário. Mas, aos 3´, o volante Diogo tentou recuar a bola para o goleiro, porém bateu fraco na bola. Irineu que estava ligado no lance ficou livre para marcar 1 a 0. Walter, que sofreu princípio de estiramento no treino de sábado, tentou fazer a defesa, mas escorregou e não teve tempo de chegar na bola.

Os meninos sentiram o impacto. Aos 15´ por pouco não saiu o empate. Airton cobrou escanteio. William Dagol, posicionado na segunda trave bateu de primeira para excelente defesa de Veloso. A bola ainda bateu na trave, antes de sair para escanteio. Sem Rogério que voltou a contusão sofrida no domingo anterior e com o garoto Mauro em seu lugar, o Iraty chegou ao empate aos 24´. Depois de ajeitar a bola, Marquinhos acertou um “pombo sem asas” no canto esquerdo de Veloso, que sequer teve qualquer possibilidade de reação. Foi o chamado golaço.

O jogo seguiu bem disputado. O Cascavel tocava bem a bola, mas faltava objetividade em seu ataque. Já o Azulão, tentava chegar com rapidez ao ataque, mas esbarrava no sistema defensivo da Serpente. Nos instantes finais do primeiro tempo, William Dagol tentou uma arrancada pela esquerda e quando passou por Tininho sentiu uma fisgada na coxa, mesmo assim cruzou para Heydson cabecear para fora. Willian saiu do jogo e André Tavares o substituiu.

No intervalo o Azulão sofreu mais uma baixa. Indagado pelo seu treinador Edson Luis se tinha condições normais para seguir no jogo, o goleiro Walter disse que não. Imediatamente, Renato, procedente do Bragantino, foi chamado e seguiu para aquecimento. Enquanto isso, Gilberto Pereira conversou muito com os jogadores e diante de tantas baixas, pediu superação aos atletas. Por sua vez, Eloi Kruger trocou de uma só vez a dupla de atacantes, Wagner e Wellington por Calil e Canela. Em busca da virada, o Azulão apertou a defesa do Cascavel. Aos 4´, Kim perdeu a bola que tinha sob seu domínio para André Tavares. O rápido atacante conduziu a bola para dentro da área e cruzou para o oportunista Heydson marcar 2 a 1.

O resultado desnorteou a defesa da serpente. Aos 12´, numa bola levantada para a área, Veloso e Tininho disputaram com Heydson e levaram a pior. O atacante ficou com a bola e sem cerimônias marcou 3 a 1 e trouxe a tranqüilidade que o time e a torcida precisavam. Insatisfeito, Eloi Kruger trocou o estreante Calil por Kaza. O Azulão quase ampliou aos 19´. Em lançamento de Marquinhos o atacante Heydson ganhou do seu marcador, mas finalizou em cima do goleiro.

A preocupação voltou a rondar o Iraty. O garoto Arthur sentiu a perna direita e ficou fora do jogo por dois minutos. Retornou apenas para fazer número. O Cascavel voltou a marcar aos 35´ causando apreensão para todos. Gilson cruzou da esquerda e Irineu, de cabeça concluiu com perfeição: 3 a 2.

Quando se imaginava que o time seria pressionado, o Azulão respondeu com gol um minuto depois. Comprovando suas qualidades, o goleiro Renato, atendendo aceno de Arthur mandou a bola para a área. O garoto, num lance de pura superação, pois estava contundido, subiu mais que Veloso e de cabeça marcou 4 a 2. A torcida foi ao delírio. Já nos acréscimos voltou a brilhar a estrela Heydson. Numa jogada iniciada por Bruno, o ala Airton cruzou na medida para o atacante fulminar de cabeça e fechar a goleada de 5 a 2.

Após o jogo, o presidente Sérgio Malucelli, entusiasmado com a campanha, sem revelar a importância pagou o chamado “bicho molhado” para o elenco. Na entrevista para a Najuá, Gilberto Pereira, sem destacar nomes, parabenizou os atletas pelo desempenho, e principalmente pela superação.

Com a vitória o Azulão segue em terceiro lugar com sete pontos e mais próximo de conquistar a vaga para Série D do Campeonato Brasileiro, a vaga para a Copa do Brasil e o título de Campeão do Interior, que vale R$ 50 mil oferecidos pela Federação Paranaense de Futebol.

Na quarta rodada do Octogonal, o Cascavel joga quarta-feira (7), às 19h30, em Paranavaí. Quinta-feira (8), às 19h30, o Iraty enfrenta o Coritiba no Couto Pereira.

Fonte e foto: Rádio Najuá AM

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.