22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Irmã Nahir comemora 60 anos de vida religiosa consagrada

Solenidade está marcada para 18 de agosto na Paróquia Santos Anjos em Guarapuava

irmã-terezinha

Irmã Nahir (Foto: Divulgação)

São 60 anos de sacerdócio após a ordenação na Companhia de Santa Teresa de Jesus. De 2014 para cá a Irmã Nahir, já em Guarapuava, começou a trabalhar com a Pastoral da Criança, com os círculos bíblicos. Após conhecer a comunidade e observar quem mais precisaria do seu trabalho, começou visitas às famílias, além de atuar em Clube de Mães Tenda da Misericórdia e celebração da Palavra.

“Foi me sugerido assumir a formação bíblica na capela Nossa Senhora de Belém, que pertence à paróquia Santos Anjos”.

Porém, entre os trabalhos missionários na diocese de Guarapuava, no ano de 2014, irmã Nahir preparou as atividades da Semana Santa. Foi nas comunidades do interior da paróquia Santa Clara, em Candói. Ela relembra que esta foi uma experiência que deu resultados positivos e que deixou saudade.

“Pude conhecer ainda mais a realidade da diocese, e me fez lembrar do início das minhas atividades religiosas, no Rio Grande do Sul”.

Entretanto, no momento em que celebra seus 60 anos de vida religiosa, irmã Nahir convida as pessoas e outras congregações religiosas a participarem da Celebração Eucarística na Paróquia Santos Anjos. Vai ser no próximo dia 18 de agosto, às 10 horas.

Em Guarapuava, as “teresianas” chegaram em 2002 e desenvolveram seus trabalhos junto à paróquia Sant’Ana. Porém, em 2008, transferiram as tarefas para a paróquia Santos Anjos, no Bairro São Cristóvão, onde permanecem até hoje. Atualmente, quatro religiosas da congregação moram e trabalham em Guarapuava. São elas: irmã Ema Ilsi Sidel, irmã Gentil Macagnnam, irmã Celita Haefliger e irmã Nahir Maria Weschenfelder.

A VIDA DA RELIGIOSA

Nahir Maria Wheschenfelder é do Rio Grande do Sul e nasceu no dia 8 de dezembro de 1942. É a quarta filha de Sibila Weschenfelder e Nicolau Afonso Weschenfelder, numa família de nove filhos. Conforme conta a religiosa, sua vocação surgiu desde antes os 10 anos de idade.

Devotos, os membros da família rezavam o terço todos os dias em casa. Da mesma forma, todos participavam na comunidade, ajudando nas missas, terços e demais trabalhos aos domingos. “Meus pais sempre incentivavam os filhos a escolher a opção de vida que desejassem”.

Quando padres e freiras visitam o lugar onde morava com a família, Nahir conta que se sentia feliz e que prestava atenção em tudo o que era dito pelos palestrantes. “Aos poucos fui me sentindo motivada a fazer uma experiência na vida religiosa”.

A partir disso, religiosos passaram a visitar sua família e detalhar sobre como é a vida na Igreja. Ela soube de quais seriam as dificuldades e os deveres de quem opta por seguir a Jesus Cristo. Porém, a vocação e o incentivo dos pais surtiram efeito. Da família de nove irmãos, seis mulheres se tornaram religiosas Teresianas. Além delas, um dos irmãos também optou por servir à Igreja, tornou-se consagrado da Congregação das Escolas Cristãs.

SERVIÇO

A casa das Irmãs Teresianas fica na rua Santa Teresa de Jesus, 314, bairro São Cristóvão, em Guarapuava. O telefone é o (42) 3035-7079.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo