A construção de um complexo humanizado para pacientes com câncer pode contar com a parceria da Itaipu Binacional, em Guarapuava. O projeto, orçado em R$ 23 milhões, prevê duas obras interligadas, junto à Unidade II do Hospital São Vicente, na ‘Cidade dos Lagos’.
Em busca da parceria, uma comitiva composta por Rovanir Noll (representante do deputado Zeca Dirceu), Odacir Antonelli (presidente do Conselho Gestor do Cancer Center), as vereadores Professora Terezinha e Cris Wainer (ambas do PT), foram à Itaipu. Eliane Bueno, assessora do deputado estadual Dr. Antenor também participou. Em encontro nesta quinta (2), com o diretor-geral da Itaipu Binacional, Ênio Verri, houve a entrega do projeto.
Conforme a proposta, uma das obras é o Hospice, abrigo que vai acolher pacientes em tratamento paliativo. Nesse espaço, com 25 leitos, a família pode conviver com o doente, num ambiente humanizado. De acordo com o projeto, o espaço de convivência vai contar com cozinha, churrasqueira, local para pets.
Em anexo ao Hospice, o projeto mostra também a Casa de Apoio. Serão 35 leitos destinados a pacientes e acompanhantes durante o tratamento. A interligação entre as duas estruturas se dará com capela ecumênica, jardim, espaço para oficinas, e tratamentos terapêuticos alternativos.
De acordo com Rovanir, se trata de uma “casa modelo” e 100% SUS.
Inicialmente vai atender 20 cidades e uma população de 500 mil moradores que hoje utilizam os serviços do Cancer Center.
Ênio Verri recebeu o projeto e autorizou a análise da proposta, intermediada por Zeca Dirceu. Uma equipe técnica da binacional vai entrar em contato com a equipe técnica do hospital para adequar às exigências, as normas e os pré-requisitos da Itaipu.
Leia outras notícias no Portal RSN.