Um jacaré foi capturado pela Defesa Civil perto de uma prainha artificial de Santa Helena, Oeste do Paraná, na noite desta quarta-feira (13). O animal foi encontrado no Balneário Terra das Águas – a cerca de um quilômetro da cidade – por pessoas que passavam pelo local. Ninguém foi ferido pelo bicho, de aproximadamente 1,2 metro e cerca de 10 quilos, que deu trabalho aos agentes que atenderam à ocorrência.
Ailton Ventura, membro da Defesa Civil, que participou da captura, disse que um laço utilizado para capturar outros animais, como cães, foi utilizado. A ferramenta é composta por um ferro de cerca de três metros com uma corda amarrada na ponta. “Não foi fácil pegar porque ele corria muito para os lados, mas um tempo depois conseguimos pegar”, relatou. Segundo a Defesa Civil, o animal não foi ferido.
Outro fato que chamou a atenção foi o fato de o bicho estar a cerca de 500 metros da praia. “De onde ele estava [até chegar na água do alagado da Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná], tem um matão, tem a PR-495 e tem a ciclovia antes de chegar na praia”, disse Ventura. A rodovia que passa pelo local faz a ligação entre Santa Helena e Toledo.
O jacaré está no Quartel do Posto de Bombeiro Comunitário de Santa Helena. Segundo Ventura, a Polícia Ambiental deve levar o animal para um refúgio ambiental ainda nesta quinta-feira (14).