22/08/2023
Em Alta Guarapuava Saúde

‘Janeiro Branco’ em Guarapuava foca nos sinais invisíveis do estresse

Campanha destaca o bruxismo como um sinal físico do desgaste emocional e oferece orientações na Praça 9 de Dezembro nesta terça (20)

Bruxismo (Imagem em 3 D/reprodução Freepik)

Nem todo sofrimento emocional é feito de lágrimas ou silêncio. Às vezes, ele se manifesta no ranger dos dentes e na tensão da mandíbula. Por conta desse e de outros sintomas, a  campanha Janeiro Branco em Guarapuava traz como tema “Paz, equilíbrio e saúde mental”. E faz um alerta: é preciso desacelerar. Para ajudar a população a identificar esses sinais, a Prefeitura mobiliza uma rede de cuidados. As ações vão desde as unidades de saúde até o ‘coração da cidade’.

De acordo com a administração municipal, nesta terça (20), a Praça 9 de Dezembro será o ponto central dessa mobilização. Das 8h30 às 16h, equipes multidisciplinares dos CAPS e das UBSs estarão em contato direto com a comunidade. A ação, conforme a Prefeitura, vai orientar e indicar onde buscar ajuda em casos de sofrimento psíquico. Conforme a Saúde, 1.300 pessoas participaram em 2025  e a expectativa para este ano é superar esse número, fortalecendo a cultura do autocuidado.

BRUXISMO

Um dos destaques desta edição, de acordo com a campanha,  é o combate ao bruxismo, tratado pelos profissionais de saúde como um dos principais “sinais invisíveis” do desgaste mental. Durante as ações, equipes de odontologia estarão ao lado de psicólogos para explicar que o ranger de dentes nem sempre é um problema apenas dentário. Mas costuma ser um reflexo direto do estresse e da ansiedade acumulados no dia a dia. Além de identificar o problema, os profissionais ensinarão estratégias práticas de relaxamento muscular para aliviar essa sobrecarga física causada pelo emocional.

Entretanto, a mobilização não se encerra na praça. Entre os dias 20 e 30 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde e os CAPS (II e AD) vão contar com atividades em salas de espera e grupos educativos. De acordo com  Jonatan Schmeider, chefe da Divisão de Atenção Ambulatorial Especializada, a ideia é sensibilizar a população para reconhecer sinais de sobrecarga antes que eles se tornem doenças graves.

Para Ana Paula Serra de Araújo, da Promoção à Saúde, o Janeiro Branco deve ser apenas o ponto de partida para um ano inteiro de atitudes mais conscientes e empáticas. Conforme ela disse, priorizar a paz interior e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional não é apenas um desejo para o novo ano, mas uma necessidade de saúde integral.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.