22/08/2023
Cotidiano Em Alta Paraná

Janeiro deve ter tempestades de verão frequentes e sensação de abafamento

Simepar indica que umidade elevada deve causar sensação de abafamento frequente e risco de inundações rápidas com as tempestades de verão

O domínio de massas de ar quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O primeiro mês de 2026 seguirá o padrão histórico no Paraná: muito calor e chuvas frequentes. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o estado deve registrar temperaturas e volumes de precipitação dentro da média, com as tradicionais tempestades de verão nos períodos de maior aquecimento.

O domínio de massas de ar quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas. O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, alerta. “As tempestades de verão não duram muito tempo, mas têm grande capacidade de gerar chuva e podem causar inundações e enxurradas.”

Nas regiões de serra e no Litoral, o processo de formação de chuvas é ainda mais intenso. Em janeiro, são comuns volumes rápidos de até 50 milímetros na costa paranaense, repetindo o que já ocorreu no final de dezembro de 2025. No dia 30/12, por exemplo, Paranaguá registrou 83,6 milímetros no km 10 da BR-277.

No interior do estado, o aquecimento transforma a energia da atmosfera em nuvens cumulonimbus. Além da chuva volumosa, o Simepar aponta condições para eventos severos com granizo, rajadas de vento fortes e raios. Não há previsão de períodos de estiagem para este mês.

Climatologia de chuva de janeiro no Paraná (Fonte: Simepar)

CALOR E ABAFAMENTO

Embora as temperaturas fiquem dentro da média, a umidade elevada deve aumentar o desconforto térmico. A sensação de abafamento será frequente, com valores de sensação térmica superiores aos registrados nos termômetros.

Confira as médias esperadas:

Mínimas: Entre 16 °C e 18 °C nos Campos Gerais e Sul; entre 18 °C e 20 °C nas demais regiões.
Máximas: Ultrapassam os 30 °C no Oeste, Sudoeste e Noroeste. Em Curitiba e nos Campos Gerais, as máximas ficam entre 26 °C e 28 °C.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.