22/08/2023



Política

"Janela partidária" não deve alterar cenário político em Guarapuava

imagem-98555

Cristina Esteche

Lideranças com cargos eletivos que estejam insatisfeitos com os partidos aos quais estão filiados ganham a oportunidade de trocar de legenda sem correr o risco da infidelidade partidária. As emendas ao PLC 75/2015, que trata da minirreforma eleitoral, aprovadas em Brasília na última quarta feira (02), contempla a abertura de uma “janela” para troca de partido,desde que isso aconteça 30 dias antes do prazo previsto para filiações de pré candidatos às eleições de 2016. O ultimo dia é 02 de outubro próximo. A proposta já foi aprovada pela Câmara Federal, mais ainda  depende do crivo do Senado. Isso precisa ser feito até outubro para poder valer já para as eleições municipais de 2016.

Esse “sinal verde” deve promover uma nova “dança” partidária entre os políticos brasileiros. Em Guarapuava, as mudanças tendem a envolver potenciais candidatos ao Legislativo Municipal e a Prefeitura, motivados pela crise de credibilidade que atinge os partidos tradicionais.

Em busca de uma nova opção partidária, a vice prefeita Eva Schran tende a trocar o PHS pelo PC do B. De acordo com o comunista Lizandro Vieira, a “torcida é grande” para que Eva se filie ao partido. Segundo Lizandro, outras lideranças também serão anunciadas, em breve, como novos filiados ao PC do B.

Entre os vereadores a situação mais difícil é do presidente João Napoleão, presidente do PROS. Ele enfrenta dificuldades para ampliar o número de filiados e, principalmente, compor uma chapa de candidatos à Câmara. Uma das alternativas será justamente aproveitar a brecha legal e se aninhar em outro partido. Se isso acontecer, não sera a primeira vez. João Napoleão foi eleito pelo extinto PL, “pulou” para o PSDB e agora está no PROS.

Entre os partidos mais consolidados estão o PHS com Nerci Guiné e Mario Scheidt; PSDB com Maria José Mandu Ribas, Milton Roseira Junior; PP com Elcio Melhem – embora existam especulações que estaria de “olho”no PT- e Cosme Stimer; PMDB com Rodrigo Crema; PPS com Valdir Kukelcik, Marcio Carneiro, Celso Costa, Airson Horst e Neto Rauen; PT com Geraldo Pacheco; Barbosa; PSD com Ademir Fabiane e Gilson da Ambulância; PSB com Valdemar Calixtro; o PRB Valdomiro Batista; PR com Germano Toledo Alves; PTC com Cleto Tamanini; Solidariedade com Elias Rodavanski.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo