22/08/2023
Esportes

JARCAN´S: Pinhão é o campeão da prova campeira

imagem-16783

A equipe pinhãoense, com aproximadamente 20 laçadores, foi a grande campeã na prova campeira dos Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcan’s). Com 41 pontos ficou com o primeiro lugar. Em segundo ficou o município de Marquinho, com 40 pontos. Guaraniaçu faturou a terceira colocação com 30 pontos. Goioxim ficou em quarto lugar (25), quinto Catanduvas (22), a anfitrião ficou com o sexto lugar, com 15 pontos. Nova Laranjeiras com 11 pontos ficou com o sétimo. Também com 11 pontos, Rio Bonito do Iguaçu, na oitava posição.Nas categorias que participou, Pinhão somou 18 armadas na equipe e ficou com o terceiro lugar. No Vaca Parada, piazinho até 7 anos, o grande campeão foi o pinhãoense Mateus Lores. No piazito, de 7 a 11 anos, o pinhãoense Leonardo de Almeida conquistou o terceiro lugar.
No dupla pai e filho foram os melhores. Airton Ribeiro e Jocemar capricharam nas armadas em cancha e garantiram o primeiro lugar. O resultado se repetiu no dupla peão, Oséias Rafael e José Neri foram os mais positivos na captura ao boi.
No veterano, Pedro Matioski caprichou e garantiu o terceiro lugar. No dupla piá, a segunda colocação foi para Jonata Alves e Alisson. O que também ajudou a somar os pontos para o primeiro lugar geral foi o chasque, onde faturou o segundo lugar.
Por fazer parte da oitava região, o município de Pinhão também participou do 8º Rodeio Crioulo, que aconteceu paralelamente aos Jarcan’s. Fez parte dos mais de 600 laçadores nos três dias de competição. “Nos Jarcan´s é feita a seletiva, onde saem os melhores. E no rodeio oficial todos os pinhãoenses participam”, explica o patrão do CTG Pala Gaudério, Aureo Marins Fernandes (foto). É importante ressaltar, que o Pinhão recebe a final do 8º Rodeio Crioulo em dezembro. Irá recepcionar mais de 4 mil competidores.
O patrão fez questão de ressaltar a importância da prova campeira, como uma modalidade que resgata o tradicionalismo, a família. “É o encontro do jovem, do veterano, da prenda, com respeito e companheirismo. O esporte de quatro gerações: filho, pai, avô e o bisavô”, destaca.
O campeirismo mostra e valoriza a tradição dos municípios participantes. É uma confraternização entre os laçadores. “Se encontram na cancha e depois no churrasco. Se alguém precisar de ajuda para montar a barraca, sempre vai ter alguém”, destaca o patrão.
 
Texto e foto: Andréa A. Alves

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.