22/08/2023



Política Região

Jerônimo, prefeito de Turvo, é o novo presidente da Amocentro

Jerônimo tem como vice-presidente o prefeito de Cândido de Abreu, Renan Romanichen. Eleição ocorreu nesta quinta (9), em Pitanga

Prefeito Jerônimo Gadens do Rosário (Foto - Ascom - Turvo)

Jeronimo Gadens do Rosário assume o desafio de liderar a região (Foto: Arquivo/RSN)

O prefeito de Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário (PSD) é o novo presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro). A eleição ocorreu nesta quinta (9), em Pitanga, sede da entidade. Ele tem como vice-presidente, o prefeito de Cândido de Abreu, Renan Menck Romanichen. O ex-presidente Maicol Callegari Rodrigues Barbosa, de Pitanga ficou com a secretaria. Já Oscar Delgado, de Santa Maria do Oeste, assume a tesouraria.

De acordo com a entidade, a eleição teve apenas uma chapa consensual entre os 16 prefeitos que integram a Associação. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes (CD) tinha a intenção de disputar a concorrência, mas acabou desistindo na última hora. Isso porque já que há um consenso entre os demais prefeitos, que a cada eleição um deles assume a presidência. Ou seja, trata-se de um rodízio.

Criada há mais de 20 anos a entidade objetiva a integração regional, econômica e administrativa dos 16 municípios associados. De acordo com o novo presidente, a meta é trabalhar prioritariamente em três eixos. Um deles é a duplicação da PR-466, trecho entre Guarapuava e Pitanga. “Vamos nos unir e fazer essa obra ser executada”. O outro é o fortalecimento da área da saúde. “Vamos fortalecer os consórcios regionais e também o Hospital Regional”.

De acordo com Jerônimo, na educação, é preciso rever os convênios para o transporte escolar. Esse tema é hoje um dos graves problemas enfrentados pelos prefeitos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo