Começou hoje em Guarapuava mais uma edição do JESP (Jogos Estudantis da Semana da Pátria) ao todo 40 escolas do município e cerca de 6.500 atletas irão disputar 21 modalidades em busca do titulo da maior competição interescolar do município. Contudo, a cerimônia de abertura, uma das partes mais tradicionais dos jogos, não ocorrerá este ano devido a obras no Ginásio Joaquim Prestes.
Segundo o secretário de esportes Gilson Konig, as reformas não devem atrapalhar a continuação dos jogos, já que o ginásio só não foi utilizado para a abertura devido a grande quantidade de crianças com pouca idade que estariam presentes para o pontapé inicial da competição, o que poderia ser um risco a integridade delas“ O ginásio é grande e durante os jogos devem vir umas 100 a 200 pessoas torcer, ai não há problema” justificou o secretário.
As obras no Joaquim Prestes são adequações feitas em vários locais do ginásio para a melhor acessibilidade dos portadores de deficiência.
Apesar do principal ginásio da cidade não estar 100% para receber as competições, outros ginásios e canchas esportivas da cidade já estão prontos para receber os atletas do Grupo 0 (alunos da 1ª a 5ª série) do Grupo 1 (atletas da 6ª e 7ª série) Grupo 2( alunos do 8º e 9º ano) e do Grupo 3( referentes aos alunos do ensino médio) em competições que irão até o dia 21 de setembro.
Segundo Gilson, o feriado da Independência neste dia 7 de setembro deve paralisar as competições, que serão retomadas na terça feira (11). De acordo com o secretário os destaques do evento ficam por conta do futsal e futebol que são as modalidades mais populares, e também o cabo de guerra, que volta após muito tempo longe do JESP, e o atletismo e tênis de mesa, que serão disputados nos últimos dias de jogos e devem decidir as escolas vitoriosas em cada grupo.