22/08/2023

Jingle dos candidatos a vereador buscam agradar todas as tribos

Do pagodão a la Michel Teló, passando pelo “Eu quero Tchu quero tcha”, batidas reggae, até “para nossa alegria” a eclética mistura de ritmos pautam jingle de campanha política, principalmente, de candidatos a vereadores. Nas eleições majoritárias de Guarapuava, surgem até arrasta-pé, por enquanto. Enfim, há ritmos para todas as tribos na tentativa de seduzir o eleitor. Se o jingle vai caçar ou não o almejado voto é uma aposta no alvo dos marqueteiros, mas se for dançante, popular e, principalmente, se tiver "a cara" do candidato, tanto melhor como alternativa de sedução, como manda a “bíblia” dos publicitários. A letra tem que entrar na dança-do-quero-seu-voto, já que a ordem maior é “martelar o nome e número do candidato” além de desenhar a personalidade, o que o candidato pretende fazer.

O candidato a vereador pelo PPS, Neto Rauen, por exemplo, escolheu uma paródia da música “Lua” do guarapuavano Contemplação. É um pagode com batida de reagae. Já o candidato Samuca, também do PPS, vai de “Para a nossa Alegria”, a música que ganhou a Internet num vídeo publicado por uma família de evangélicos. Jabur do Motocross optou por um jingle mais tradicional, mas eficiente. Trata-se de um pop. “É muito pegajoso”, disse o produtor Leandro Kuster. Outro que chama a atenção é da candidata

Eunice do Churros, uma paródia da música “Ai se eu te pego”, de Michel Tleó. “Ficou muito engraçado e por isso chama muita atenção”, avalia Leandro.

Mas de todos os jingles que circulam pela cidade, principalmente, pelos bairros de Guarapuava, e que consegui ouvir até agora, um dos melhores até agora é o do candidato Mano Hood. Chama a atenção pela estrutura pela letra, principalmente, pela ousadia e pela mistura de ritmo que vai do estilo Marcelo D2 ao hip hop mais popular. A linguagem também é um atrativo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.