22/08/2023



Paraná Política

João Arruda se diz confiante na candidatura ao Governo pelo MDB

Deputado diz que partido não pode ficar esperando decisão "de quem nem sabe se será candidato", fazendo referência a Osmar Dias

joão-arruda-3x

João Arruda (Foto: Divulgação)

O deputado federal João Arruda (MDB) está confiante na sua candidatura ao Governo do Paraná, após ter lançado o seu nome durante a convenção do partido, em Curitiba. Ele defende candidatura própria por entender que o MDB tem “muita história” para ficar dependendo de uma decisão do pedetista Osmar Dias, com quem o partido pode fazer uma aliança.

“Como ficar esperando alguém que não sabe sequer se será candidato? A nossa preferência era por uma aliança co o Osmar na chapa majoritária, mas essa inércia, essa indecisão me fizeram colocar o meu nome à disposição do partido”, disse o deputado ao Portal RSN, nesta terça feira (31).

Considerando-se “mais animado do que nunca” e pronto para apresentar uma proposta para o Governo do Estado, João Arruda disse que após o lançamento do seu nome, o movimento em torno da possível confirmação da candidatura só aumentou.

“O nosso partido está carente de candidatura própria e pelo apoio que venho recebendo não consigo voltar atrás”. Ele lembra que o MDB tem um legado de dois governos de Roberto Requião e que isso não pode ser dispensado, voltando a defender a candidatura própria.

Entretanto, o senador Roberto Requião, seu tio, e que insiste na aliança com Osmar Dias, segundo João Arruda, está agindo com cautela.

“O senador Requião sempre foi decidido e impulsivo, mas nessa questão está sendo muito cauteloso”.

Em relação às conversas entre o senador e Osmar Dias, João Arruda disse que não está participando. “Me afastei dessa conversa”.

De acordo com o deputado, a Executiva Estadual se reunirá às 18h30 desta sexta (3), em Curitiba, para uma decisão final. Antes disso, uma conversa entre Requião e Osmar está agendada para a tarde desta terça.

“A minha preferência é por candidatura própria e vou lutar para defender essa possibilidade. Mas, caso haja uma aliança em cima de um projeto para o Paraná, podemos conversar”.

ENCONTRO

Nessa segunda feira (30), João Arruda encontrou-se com o o ex-ministro Ricardo Barros e com o deputado Fernando Fransischini, no comitê deste último. De acordo com o medebista, é “impossível” uma aliança com a governadora Cida Borghetti, que é candidata à reeleição, e com outras lideranças que compõem a base governista.

“Sempre fui oposição ao governo de beto Richa e não vamos subir no palanque com a mesma turma que apoia o Richa. Eu sou a verdadeira oposição a este governo que há oito anos governa o Estado”.  João Arruda lembra que o Ratinho Júnior (PSD) já foi secretário de Desenvolvimento Urbano de Richa.

Para o parlamentar, a classe política em em baixa e precisa ponderar antes de fazer alianças. “É necessário que o político se valorize antes de compor qualquer aliança”, frisa João Arruda.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo