22/08/2023


Esportes Paraná

Jogadores da Copagril participam de estudo científico

imagem-107433

Da Redação, com assessoria da Copagril Futsal

Os jogadores da equipe de futsal de Marechal Cândido Rondon (Copagril) estão participando de um estudo científico desenvolvido pelo Laboratório de Esforço Físico (Laef) da Universidade Federal de Santa Catarina. O responsável e coordenador da inciativa é o professor doutorando Renan Felipe Nunes e tem como principal objetivo analisar “Os efeitos da calça impregnada com biocerâmica na recuperação muscular em atletas de futsal”.

Durante duas semanas os atletas da Copagril Futsal serão monitorados a partir de coletas de sangue (respostas inflamatórias), testes de força, na plataforma de saltos, e velocidade, com uso de células fotoelétricas, e serão submetidos ao uso da calça de biocerâmica durante o sono com o objetivo de acelerar a resposta inflamatória consequentemente à recuperação.

Iniciativa:

O Laboratório de Esforço Físico da Universidade Federal de Santa Catarina é coordenado pelo professor Dr. Luiz Guilherme e tem desenvolvido pesquisas com diversas equipes de esportes no Brasil com o objetivo de colaborar para o crescimento das diversas modalidades no âmbito do treinamento desportivo e na recuperação pós esforço físico.

No caso do futsal é um esporte que apresenta elevados níveis de intensidade, mudanças de direções e elevadas ações excêntricas, que rompem a homeostase (condição físico-química característica e constante do organismo) do organismo e causam danos musculares, aumentando o risco de lesões e infecções, e podendo provocar em alguns casos a síndrome deovertraining, quando o desempenho é comprometido pelo excesso de treinamento. Diante disso, existe preocupação e importância dada por muitos estudos em entender os processos da reestabilização da homeostase do organismo, antes da aplicação de um novo estímulo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo