22/08/2023



Economia

Jogos Jurídicos geram impacto econômico de R$ 2 milhões

imagem-93228

Da Redação, com assessoria

Pela terceira vez, Guarapuava é sede dos Jogos Jurídicos Paranaense. Em sua 11ª edição, o evento reúne este ano cerca de 4.500 acadêmicos dos cursos de Direito de todo o Paraná e duas cidades do Mato Grosso do Sul, que vão participar de competições esportivas e desafio de baterias. Segundo os organizadores, os jogos movimentam também o comércio, restaurantes e a rede hoteleira, totalizando num impacto econômico de R$ 2 milhões. O evento tem o apoio da Prefeitura de Guarapuava, que disponibilizou, além do Ginásio Joaquim Prestes, nove escolas municipais para alojamento dos estudantes durante os quatro dias de competições.​

Dono de uma mercearia há 30 anos no Pérola D’Oeste, Iloir Côrrea acredita que os Jogos Jurídicos, mais uma vez, vão contribuir com as vendas. “Meu estabelecimento fica em frente a um dos ginásios que terá competição, então, como nos outros anos, vou vender muito mais”, conta. Os proprietários de restaurantes também comemoram. O gerente de um estabelecimento, Eduardo Paiva Dal Santo, explica que, durante as competições, o movimento cresce 100%. São cerca de 1.700 refeições para servir diariamente no almoço. “Nessa época, eu e minha equipe ficamos preparados, pois sabemos que teremos muito trabalho. Só temos motivos para agradecer”, afirma.

Mesmo com a disponibilidade de alojamentos, há quem prefira hospedar-se nos hotéis da cidade. “Entre comissão organizadora dos jogos, estudantes e familiares, garantimos aumento de 70% na ocupação dos quartos em comparação à mesma época do ano sem os jogos”, explica o gerente Alfredo Gelinski Junior. Os jogos prosseguem até o fim de semana, com muita competitividade e animação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo