Um espetáculo como há muitos anos Guarapuava não vivenciava marcou o retorno de um dos maiores eventos esportivos do Paraná ao município e mereceu elogios do Governo do Estado. A fase final dos Jogos Escolares começa a ser disputada neste sábado (29), em 16 modalidades, cujos jogos seguirão até 06 de julho. Tudo foi preparado para que as delegações levem o melhor impressão possível da organização dos jogos. Alojamentos, banheiros, cozinha, complexos esportivos, tudo foi vistoriado. "A cidade foi preparada para sediar os últimos eventos e entramos no circuito dos grandes eventos nacionais", disse o secretário municipal de Esportes, Celso Góes.
A receptividade do povo guarapuavano pode ser medida na noite desta sexta-feira (28), dia da abertura oficial, pelos cinco mil atletas que movimentam a cidade. Com o Ginásio de Esportes Joaquim Prestes totalmente lotado, muito mais do que a confraternização entre os atletas, o que marcou a noite foi o clima de harmonia que imperou no Joaquinzão e que arrancou elogios dos secretários de Esatado da Educação, Flavio Arns e Evandro Roman (Esportes).
“Foi um evento espetacular, com ginásio lotado, participação, interação do público e uma organização excelente", elogiou Roman. Mas para o secretário estadual, o principal de tudo isso é o retorno de Guarapuava como sede de eventos oficiais esportivos do Paraná. "A população estava necessitando, mas agora pode comemorar essa retomada de investimento no esporte”, assegurou.
A solenidade de abertura foi marcada também pela presença do secretário de Governo, Cezar Silvestri. O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve lá, foi aplaudido pelo público e disputado para fotos com atletas de Guarapuava e delegações visitantes.
Um dos momentos marcantes foi o desfile das delegações que foram apadrinhadas por secretarias municipais. Escoteiros, policiais e soldados do 26o GAC conduziram as bandeiras de Guarapuava, do Paraná e do Brasil. A tocha dos Jogos Escolares foi conduzida pelo atleta Vitor Del Valle Friden, que percorreu o ginásio e acendeu a pira olímpica, sob aplausos. Em seguida, a atleta Maria Clara Dalla Vecchia Küster fez o juramento em nome dos demais participantes dos jogos.
O vice-governador e secretário de Educação Flavio Arns declarou oficialmente aberta a fase final dos Jogos Escolares marcando o momento de confraternização entre as delegações. A Banda Jovem de Guarapuava fez a trilha sonora do evento.
Como "pano de fundo" do espetáculo esportivo grupos folclóricos de Guarapuava, alunos de escolas municipais e estaduais, juntos com a Cia Cênica Jones Guerra, se utilizaram da arte para apresentar aos visitantes um pouco de Guarapuava, com suas lendas, história e tradições. Expressões artísticas, coreografias, música, luz e efeitos especiais deram um toque mágico ao espetáculo. No lado de fora do Joaquinzão, quando todos pensaram que o show havia acabado, foram surpreendidos com pilotos e acrobacias. Em cima de motos de 50 a 100 cilindradas, os pilotos esquentaram a noite, fazendo manobras radicais, como saltos em arcos de fogo.
"Foi uma festa da família guarapuavana e de familiares de atletas visitantes", resumiu Celso Góes.
Os jogos seguem até o dia 6 de julho nos ginásios Joaquim Prestes, Trianon, Santa Terezinha, Guarapuava Esporte Clube, Espaço do Cidadão Santana, 26º GAC. As quadras dos colégios Visconde de Guarapuava, Sesi, Belém, Imperatriz (Entre Rios) e na piscina da Acre (Unicentro).