Médicos, pesquisadores, acadêmicos e multiprofissionais da saúde se reúnem neste sábado (8) em Guarapuava na Jornada Oncológica. Evento de grande relevância para o desenvolvimento científico na Região Central do Paraná,
voltado para os avanços na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A iniciativa é do Hospital São Vicente de Paulo e ocorre no auditório da Unidade Cidade dos Lagos, coincidindo com o Dia Internacional da
Mulher.
Sob a coordenação do cirurgião oncológico Leonardo Gavarrete, diretor-técnico do Hospital São Vicente, a Jornada vai abordar 10 temas. Entre eles rastreamento, inovações, genética, diagnóstico e descalonamento cirúrgico. Além de
reconstrução mamaria, tratamento psicológico, além da conduta linfonodal e pigmentação/prótese de aréola.
Essencial para o avanço científico e aprimoramento da prática clínica, de acordo com o médico Leonardo Gavarrete, o evento promove a troca de experiências e o debate sobre temas cruciais. A maioria dos profissionais é do próprio Hospital São Vicente. A unidade é referência no Paraná e no Brasil em diagnóstico por imagem e no tratamento do câncer. As palestras tratarão desde a prevenção até as últimas tecnologias em tratamento. A jornada espera impactar positivamente a conduta oncológica, com foco na qualidade de vida da paciente.
RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA
Leonardo Gavarrete é mastologista, especializado na saúde da mama. Ele vai falar sobre casos cirúrgicos de reconstrução mamária, demonstrando a evolução da cirurgia moderna, integrando oncologia e estética para resultados otimizados.
PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE
Introdução e epidemiologia do câncer de mama no Brasil e no mundo são temas do oncologista Tulio Furquim,
do setor de Pesquisa Clínica do Hospital São Vicente. Ele analisa prevenção primária (dietas e mudanças de estilo de vida) e secundária (orientação em doenças hereditárias), rastreamento e diagnóstico precoce da doença (técnicas
que elevam as chances de cura).
AVANÇOS NA QUIMIOTERAPIA
O oncologista Diogo Gavarrete, do setor de quimioterapia do São Vicente, traz à Jornada de Oncologia tópicos
relacionados às modalidades de tratamento sistêmico quimioterápico e hormonal em câncer de mama, envolvendo conceitos de neoadjuvância, adjuvância e terapia para doença metástatica. Além disso, a definição de imunoterapia e terapias alvos no cenário de doença avançada.
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A médica radiologista Flavia Virmond aborda assuntos relacionados à tecnologia e processos no diagnóstico por imagem do câncer de mama. A exemplo do BIRADS (Breast Imaging Reporting and Data System) Screening. Trata-se de classificação radiológica, orientação, conduta e prognóstico do câncer de mama pela visão do imaginologista, profissional especializado em imagens – neste caso para o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, aumentando a sobrevida e qualidade de vida das pacientes.
NOVOS TRATAMENTOS E O EFEITO NAS CIRURGIAS
O cirurgião oncológico e mastologista Rafael Alves Perdomo fala a respeito de descalonamento cirúrgico (diminuição do tamanho do corte) em câncer de mama e os desafios. Com o advento de tratamentos neoadjuvantes (procedimento anterior a uma cirurgia) e boa resposta tumoral, houve a necessidade de mudança no tratamento cirúrgico possibilitando cirurgias menores, menos mutiladoras. Esse assunto causa ainda insegurança para outros cirurgiões. Dessa forma, a palestra vai abordar, de maneira prática, o que pensar e comprovar sobre segurança oncológica nas cirurgias menores pós tratamento neoadjuvante.
OS CUIDADOS ESTÉTICOS PÓS MASTECTOMIA
Especializada em micropigmentação paramédica, Patrícia Dias trata dos cuidados pós retirada parcial ou total de mama. Além disso, do impacto físico emocional que a mastectomia causa nas mulheres e a importância da atenção neste ciclo. Com experiência em cirurgias reparadoras, Patrícia Dias traz soluções que auxiliam na recuperação estética e na autoestima das pacientes. Ela apresenta o papel das próteses areolares como um recurso imediato e tardio para restaurar a imagem corporal. E também da micropigmentação paramédica como etapa final da reconstrução mamária. O foco será o suporte integral à paciente, combinando ciência, acolhimento e inovação no tratamento oncológico.
ATENÇÃO PSICOLÓGICA NA RECUPERAÇÃO DAS PACIENTES
A importância da reconstrução emocional na jornada do câncer de mama é o assunto da psicóloga Marielly Mendes na Jornada Oncológica. Dessa forma, ela discorre sobre o momento em que a mulher recebe a notícia do câncer, o impacto nas emoções, o acolhimento e o fortalecimento da paciente e das pessoas próximas durante o tratamento. Utilizando-se de experiências e técnicas científicas no âmbito da psicologia.
ONCOLOGIA E ESTÉTICA
Por fim, o cirurgião Fernando Barbieri, com especialidade em oncoplastia e oncogenética, do Hospital do Câncer de Cascavel, coloca uma contribuição no evento do Hospital São Vicente. Com exposição sobre técnicas e resultados que integram a oncologia e a estética no tratamento do câncer de mama.
Leia outras notícias no Portal RSN.