22/08/2023



Geral Guarapuava

Jornalista imortaliza vida pública de Nivaldo Kruger

imagem-108474

Cristina Esteche

Guarapuava – Depoimentos de guarapuavanos, fatos históricos e pitorescos retratam em 512 páginas, a vida pública de uma das importantes lideranças políticas de Guarapuava. "Nivaldo Kruger, Histórias dentro da História”, tem como autor o jornalista Carlos Fernando Huf, e mostra, de forma crítica, os usos e costumes, as várias etapas de sua carreira, desde o muncípio até o Congresso Nacional .

O livro, que está em fase de captação de recursos pela Lei Rouanet está nas mãos da Editora Esplendor e ainda não tem data para ser lançado.

A ideia em perpetuar a vida pública do ex-prefeito de Guarapuava, surgiu há cerca de dez anos, quando Huf começou a trabalhar nos projetos literários de Kruger. “Viajando em busca de subsídios para os livros dele, trabalhando junto no escritório, senti que as histórias que ele me contava mereciam um registro para a posteridade. E passei a carregar um gravador”.  São três anos de trabalho reproduzindo coletânea registrada em mais de 30 horas de gravações, onde o próprio personagem relembra fatos que marcaram o cenário politico do município, vivenciados em mais de 60 anos de atuação. “O arquivamento da documentação de toda a sua vida pública foi fundamental, não só para corroborar depoimentos, mas para acrescentar muito mais”, diz o jornalista. Depoimentos dos empresários Celio Cunha, Sergio Zarpellon e Alfredo Gelinski, do jornalista Guaracy Ribas, entre outros, enriquecem as páginas que ganham desenhos do artista plástico João Moro.

De acordo com Huf, porém, o livro não se trata de uma biografia, mas de uma reportagem. “É mais jornalismo do que literatura”. E é justamente a visão jornalística do autor que não poupa fatos que envolvem grupos politicos como Mattos Leão, Ribas Carli, Silvestri. “Alguns não vão gostar, mas são fatos da história”, diz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo