22/08/2023



Política

José Vitorino está inelegível, mas termina o mandato como prefeito

O prefeito Vitorino Prestes, do município de Pinhão, vai terminar o atual mandato comandando a Prefeitura. Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha rejeitado por unanimidade os embargos de declaração solicitados pela Assessoria Jurídica do prefeito, a decisão do Supremo não afeta a atual gestão, mas torna o prefeito inelegível por cinco anos. Assim sendo, o vice-prefeito Paulo Basílio não assume a Prefeitura como afirmam boatos que circulam no município.

De acordo com o secretário municipal de Administração, João Claiton de Castro, em contato com a REDE SUL DE NOTICIAS, a ação de improbidade contra o prefeito. O caso remete 1 1994 quando Vitorino era vice-prefeito na gestão comandada por Antenor Hemmig. Afastado judicialmente do cargo, o vice assumiu a Prefeitura, mas seis meses depois Antenor retorna. “O então prefeito entrou com várias ações contra o José Vitorino e uma delas foi denunciada pelo Ministério Público”, afirma o secretário. Segundo Castro, a ação se pautava numa viagem feita a Londrina com carro oficial e na qual a Justiça entendeu que o prefeito interino teria sido conivente com o mau uso do dinheiro público, diz.
José Vitorino Prestes foi absolvido em primeira inst6ancia, mas o MP recorreu e o atual prefeito foi condenado nas instâncias superiores.
A última atitude da Assessoria Jurídica do prefeito foi um embargo de declaração, que contestou alguns itens do parecer do STF, mas o recurso também foi rejeitado

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo