22/08/2023
Política Região

José Vitorino perde mais uma batalha no Superior Tribunal de Justiça

José Vitorino insiste em se manter como prefeito de Pinhão, apesar de estar sendo considerado inelegível desde 2013

José Vitorino Prestes

José Vitorino Prestes (Foto: Reprodução/Facebook)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento ao agravo regimental impetrado pelo prefeito de Pinhão, José Vitorino Prestes. A sessão da Terceira Seção do STJ ocorreu nessa quarta (10). A decisão teve a unanimidade do colegiado. Portanto, o STJ manteve a inelegibilidade do prefeito. Conforme jurisprudência, em casos semelhantes a esse, o município passa por nova eleição. Isso porque, segundo juristas consultados pelo Portal RSN, os votos da coligação são considerados nulos.

De acordo com o processo, José Vitorino insiste contra sentença que transitou em julgado em 2013. Essa sentença já impedia que ele concorresse a qualquer cargo público. No entanto, a defesa apelou a uma alteração de jurisprudência ocorrida em 2017. Todavia, a revisão criminal e o pedido de ‘habeas corpus’ ocorreram somente em 2020.

Além disso, conforme o STJ, a alteração da jurisprudência não autoriza o ajuizamento de revisão criminal como ocorreu com José Vitorino. Por conta disso, o prefeito eleito em 2020, e que tomou posse graças a uma liminar, trava uma batalha judicial para validar o resultado da eleição. No entanto, ele vem sofrendo uma série de derrotas judiciais.

Caso o entendimento seja por novas eleições, quem assume interinamente é o presidente da Câmara, Israel Oliveira Santos (PT).

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.