22/08/2023
Blog da Cris

Josiel vem de fora pra dentro

A notícia sobre o potencial crescimento do empresário Josiel Lima para as eleições de 2026, com base em uma sondagem, parece cuidadosamente orquestrada

Josiel Lima (Foto: RSN)

O cenário político de Guarapuava ganhou um tempero diferente nesta semana, mas não por mérito de analistas locais. A notícia sobre o potencial crescimento do empresário Josiel Lima (MDB) para as eleições de 2026, com base em uma sondagem, parece cuidadosamente orquestrada em uma operação de ‘mídia de fora para dentro’. A repercussão estadual, em blogs influentes  (Angelo Rigon, no Maringá News), replicado pelo blog do Tupan, de Curitiba, sugere uma clara estratégia de construção de imagem. O objetivo é claro: mostrar que o nome de Josiel Lima agora está sendo notado e debatido em centros maiores, pavimentando o caminho para 2026.

O levantamento, feito pela Ágili Pesquisas, de Londrina, revela um paradoxo interessante no eleitorado de Guarapuava. Enquanto o Executivo goza de aprovação sólida já que a gestão do Prefeito Denilson Baitala é avaliada como boa/ótima por 57,89%, o campo legislativo está em aberto.

Josiel Lima, que hoje se aproxima de 3% nas intenções de voto para a Câmara Federal, detém um capital político latente. Conforme a sondagem, ele tem baixa rejeição (7,23%): um ativo raríssimo na política atual. Se olhar que mais da metade do eleitorado (55,56%0 que o conhece afirma que poderia votar nele, deduzimos que Josiel possui alto potencial de voto. Ex-secretário municipal de Agricultura, o emedebista  tem uma coNexão orgânica com 50% de aprovação no eleitorado rural. E outro ponto positivo é que se abre uma janela de oportunidade, já que 79,20% do eleitorado ainda não o conhece. A rejeição de um nome é difícil de reverter; o anonimato é apenas uma questão de investimento e exposição, desde que assertiva.

ANÁLISE FRIA

Em suma, numa análise fria, os números mostram que Josiel não é, hoje, um líder de intenções, mas sim um candidato técnico com o perfil de surpresa. Um outsider que pode capitalizar o desgaste ou a disputa interna entre os nomes já consolidados, como Cristina Silvestri (PP) e Rodrigo Estacho (PSD).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.