Um jovem, de 21 anos, encontra-se preso em Ponta Grossa, por apologia ao nazismo. O caso marcou a semana nos meios policiais do Paraná. De acordo com a polícia, o flagrante ocorreu nessa quinta (8), no bairro Uvaranas.
O material apreendido, conforme afirma a Polícia, expõe a “explícita promoção de ideologia nazista. Principalmente o culto a figuras como Adolf Hitler. Além de admiração por autores de atentados em massa”. O que viola a legislação brasileira que criminaliza a divulgação do nazismo.
A investigação, de acordo com o relato policial, começou com o trabalho conjunto do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) e de unidades de inteligência da Polícia Civi.
“Identificamos e monitoramos publicações de extrema gravidade em plataformas digitais”. Nas postagens, o suspeito utilizava símbolos nazistas, exaltava autores de atentados terroristas internacionais como ‘santos’, mencionava possuir armas de fogo e indicava claramente estar em fase avançada de planejamento de um ataque em massa”.
Conforme informaram os investigadores, eles identificaram que o suspeito comprou equipamentos semelhantes aos utilizados pelo terrorista da Nova Zelândia, incluindo uma câmera GoPro que seria utilizada para transmissão do ataque ao vivo.
Em publicação recente o jovem fez menção ao próprio suicídio. Conforme a polícia, esse é um padrão comportamental típico de autores de atentados em massa, o que elevou o nível de alerta das autoridades.
O preso foi encaminhado à cadeia pública local, onde permanece à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar a possível participação de outras pessoas e o real alcance dos planos do suspeito.
MATERIAIS APREENDIDOS
Diversos itens relacionados a ideologias nazistas foram apreendidos, com:
Bandeiras e desenhos;
2 armas de airsoft;
Múltiplas facas;
2 coletes balísticos;
Munições;
Material fotográfico com imagens de Adolf Hitler;
Equipamentos eletrônicos diversos.
Leia outras notícias no Portal RSN.