*Conteúdo publicado originalmente na revista Descubra Guarapuava.
A dificuldade da família em cuidar de uma pessoa portadora de Alzheimer despertou o interesse da jovem Milena Belle Bochnia e de mais três colegas de turma a desenvolver um dispositivo que facilita os cuidados com os portadores da doença, no cotidiano.
O projeto criado para a Mostra Científica do Colégio Aliança foi finalista na categoria Ciências da Saúde da Feira Internacional de Inovação das Ciências e Engenharias, em Foz do Iguaçu. O evento técnico-científico-cultural contou com 400 trabalhos inscritos e a integração entre o Brasil, Paraguai e Argentina.
Milena, Rafael Mila Primak, Boleslau José Kappe Júnior e Matheus Henrrick de Oliveira uniram-se e inventaram um aparelho que auxilia nos cuidados com o paciente. Trata-se de um equipamento que dispara um alarme e luzes quando chega o horário do paciente ser medicado, apontando, inclusive, qual o remédio que deverá ser dado.
A equipe usou um pote plástico, onde fez quatro divisões para serem colocados os medicamentos. Implantaram minúsculas lâmpadas de led, usaram um arduíno uno (cedido por uma escola de robótica) e um software de programação de horários. O grupo foi orientado inicialmente pela professora Marilze Mariano e teve a co-orientação da professora Ana Carla Mila Primak.
“Muitas pessoas esquecem do horário de dar o remédio e isso acaba prejudicando quem está doente. Por isso, pensamos numa maneira de ajudá-los”, disse Milena, que juntamente com Rafael, ficaram em segundo lugar na categoria “Vivência Estudantil” e ganharam uma semana de aprendizado no Parque Tecnológico de Itaipu.