22/08/2023


Paraná Política

JP Morgan pode ser parceiro do Paraná em projetos de PPPs

Ratinho Júnior está em Nova York e já teve audiência com executivo do Morgan

ratinho em ny

Governador Ratinho Júnior em reunião no JP Morgan (Foto: Divulgação)

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior encontra-se em Nova York, onde participa do Paraná Day, primeira edição internacional. O encontro empresarial será na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, e tem parceria do Banco do Brasil.

Entretanto, o governador tem outros compromisso. Nesta segunda (15), por exemplo, reuniu-se com representantes do banco JP Morgan. Conforme o governador, a intenção foi tratar de parcerias entre o Estado e a instituição. O Morgan é uma das maiores corporações do sistema financeiro mundial. O tema da reunião foram projetos de Parceria Público-Privadas (PPPs).

Assim, Ratinho Júnior conversou com Michael Mcdonough, diretor administrativo e chefe global de produtos corporativos do JP Morgan. Também participaram os executivos Joan Tapia e Dominick Fulgieri.

Para o governador, é importante para o Estado ter esta interlocução com uma instituição financeira de atuação global. “Isso contribui para fomentar novos investimentos no Paraná”, destacou o governador. Ele lembrou que a lei paranaense na área de concessões de PPPs é uma das mais modernas do Brasil.

De acordo com o governador, uma das ideias apresentadas é a formação de um fundo de longo prazo. Esse fundo terá a participação do JP Morgan, Fomento Paraná e apoio da Multilateral Investment Guarantee Agency (MIGA), fundo garantidor vinculado ao Banco Mundial.

Conforme Joan Tapia, o JP Morgan tem conhecimento dos projetos do Paraná e tem recebido muitas boas notícias do Estado. Ele destacou o caso da Klabin, que investe R$ 9,1 bilhões no Paraná. Segundo ele, o banco quer apoiar iniciativas que tenham como foco a sustentabilidade e o desenvolvimento social.

AGENDA

Antes da reunião com executivos do JP Morgan, o governador teve encontro com o diplomata brasileiro Philip Gough, ministro conselheiro da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Em seguida, Ratinho Júnior também se reuniu com o embaixador Mauro Vieira, ex-ministro de Relações Exteriores e representante permanente do Brasil junto à ONU. Eles falaram sobre os dois eventos que terão a participação do Paraná.

Vieira destacou a importância política das conferências que ocorrem nesta semana e disse que o encontro para tratar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) está entre os três mais importantes das Nações Unidas, ao lado Assembleia Geral da entidade.

MISSÃO

Ratinho Júnior lidera uma missão do Paraná que cumpre uma extensa agenda em Nova York. A convite da World Family Organization (WFO) o Estado vai apresentar os avanços na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nesta segunda. Na terça (16), o governador participa do Fórum das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (High-Level Political Forum).

Na quarta (17) tem a terceira edição do Paraná Day, a primeira internacional. O encontro empresarial será na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, e tem parceria do Banco do Brasil.

A agenda segue no dia 18, com reunião no escritório da Microsoft. O compromisso tem como objetivo ampliar as discussões em torno de tecnologias voltadas a administração pública. Os últimos compromissos da missão paranaense serão visitas técnicas à polícia de Nova York para troca de experiências na área de segurança.

COMPAGÁS

Outro projeto de interesse é a venda da Compagás, estatal de gás natural cuja privatização ficou mais atrativa para o mercado com a nova política econômica do governo federal que prevê o fim do monopólio da Petrobrás no setor.

Porém, uma novidade que não foi explorada nas outras duas edições do Paraná Day e será levada para Nova York é a terceirização da gestão de presídios. O governador já declarou a intenção de passar à iniciativa privada o controle dos estabelecimentos prisionais e a expertise dos americanos no tema pode ensejar novas oportunidades para o govern

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo