22/08/2023



Esportes Guarapuava Região

Judoca de Guarapuava disputa medalha nos Jogos da Juventude em Aracaju

Além disso, também teve atleta de Pinhão representando o Brasil no Campeonato Mundial de Judô que ocorreu na Polônia

WhatsApp Image 2022-09-14 at 10.50.50

Judoca de Guarapuava, Kauane (Foto: Arquivo Pessoal)

*Reportagem produzida em parceria com a repórter do Portal RSN Vallery Nascimento.

Se aqui em Guarapuava lutamos contra o frio, a judoca Kauane Brustolin Senger de 16 anos já está chegando nesta quarta (14) em Aracaju para lutar contra os oponentes no judô. A atleta está em busca do ouro na fase final dos Jogos Escolares em Sergipe.

A classificação para esse campeonato com certeza foi incrível! Tive lutas muito duras, mas graças a Deus consegui. Hoje (14) estou embarcando com a delegação do Paraná para Aracaju, onde vou competir os Jogos da Juventude. Um evento de nível altíssimo com pessoas de todo o Brasil. Minhas expectativas estão boas, sempre me entrego e dou o meu melhor! Conto com a torcida de todos! A sensação de representar nosso Estado é muito boa!

E de representação Kauane entende, já que ocupa o sétimo lugar no ranking nacional da categoria sub-18 de judô. Para ela, o esporte não é apenas conquista, mas traz algo positivo para a vida. “Estar no ranking nacional para mim é muito gratificante, ver que todo trabalho duro que estou tendo está me dando resultado! O judô me chama atenção não só por ser um esporte lindo, ele trás muitos requisitos para nossa saúde física e também mental, dentro do judô existe muita disciplina e respeito”.

A atleta começou cedo no judô, aos seis anos ela já trocava as sapatilhas de ballet pelo kimono. “Comecei a fazer ballet na escola, mas sempre odiei. Quando começou a ter aulinhas de judô, desisti do ballet e comecei, desde então sigo apaixonada por esse esporte”.

A partir daí, Kauane passou a colecionar vitórias, ela já foi 16 vezes campeã Paranaense, além de ser campeã Interclubes e da Copa São Paulo. A judoca também ficou em terceiro lugar no campeonato Brasileiro Regional, incluindo participações em campeonatos de nível altíssimos. “Além do ranking nacional, também me encontro no ranking nacional sub-21, que é uma categoria de idade acima da minha, onde me encontro na décima colocação”.

Graças as competições, a esportista pode conhecer um pouco do Brasil e disputar com diversos adversários. “Viajei para muitos Estados já, entre eles Belo Horizonte, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”. Mas para chegar nesse nível, ela conta que precisou de dedicação e persistência.

Minha preparação sempre é muito intensa, treino todos os dias da semana. Me dedico ao máximo para isso, a constância no trabalho sempre trás resultados! Entretanto, a preparação não está somente em treinos, faço também uma preparação psicológica e nutricional.

A disputa de Kauane nos Jogos Escolares será na sexta (16). O Canal Olímpico do Brasil está transmitindo os Jogos.

MUNDIAL NA POLÔNIA

(Foto: Arquivo pessoal)

O Brasil levou 38 judocas para os Campeonatos Mundiais de Veteranos e Kata que ocorreram em Cracóvia, na Polônia, entre os dias 7 e 14 de setembro. Entre os atletas havia três paranaenses Maurício Neder (-81kg M6), Ronerson Epifanio (-81kg M3) e Gilberto Miniskowsky (-90kg M1).

Ronerson de 42 anos é um atleta de Pinhão. Fisioterapeuta, ele é judoca há 32 anos e já participou de outras competições. Inclusive, aos 15 anos, tornou-se vice-campeão mundial em Miami nos Estados Unidos. Ele retornou para as competições em 2016 e parou por causa de uma lesão cervical e, também em razão da pandemia.

Em 2021 voltou a competir e, neste ano, já chegou ao campeonato mundial. Para ele, participar da competição é muito emocionante.

Desde o momento que você chega, até o momento de colocar o pé no tatame e fazer a primeira saudação, na primeira luta, você fala pra você mesmo: ‘foram tantas batalhas fora do tatame para se manter no tatame e hoje eu estou aqui, consegui’. Você está ali representando tudo aquilo e todas as pessoas que te apoiaram.

(Arte: Divulgação)

Entre os 900 atletas participantes da competição, o Brasil garantiu o  terceiro lugar geral com oito medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. Dessa forma, se manteve mais uma vez, entre os três primeiros do mundo, se firmando como uma grande potência mundial de judô veteranos.

Entre os atletas que garantiram o ouro, o destaque no Paraná ficou para um curitibano, o Sensei Mauricio Neder conquistou o 1º lugar do Campeonato Mundial na categoria M6 -81kg.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo