terça-feira, 8 de abr. de 2025
Cotidiano Esportes Pinhão

Judoca de Pinhão conquista o título de campeã brasileira

Aos 15 anos, a atleta Helena Yumi se destaca nas competições de judô e avança em busca da seleção brasileira

Judô

O objetivo da atleta é conseguir uma vaga na Seleção Brasileira de Judô (Foto: Divulgação)

Com apenas 15 anos, a pinhãoense Helena Yumi Watanabe já está escrevendo o nome na história do judô do Paraná. A jovem, que treina desde os sete anos e começou a competir aos 11 anos, vem colecionando resultados expressivos e se firmando como o principal destaque da modalidade na Região.

Em fevereiro, Helena se tornou campeã paranaense sênior (categoria adulto) em Ibiporã. Nos dias 29 e 30 de março, ela conquistou mais dois títulos expressivos: foi campeã brasileira da Região V na classe Sub-18 e ainda garantiu o bronze no Brasileiro Sub-21, em Canoas (RS).

Segundo a Sensei que treina Helena, Maria Spengler, a jovem se destaca pela dedicação e compromisso com o esporte.

Hoje, ela inspira muita gente no município, porque todos já a viram em algum lugar praticando seus treinos — seja na academia, no CrossFit, na rua, na corrida, no ginásio ou no tatame. Sua disciplina é inspiradora, e a busca pela excelência que ela demonstra é capaz de motivar até quem não pratica esporte.

Com esses resultados, Helena se aproxima cada vez mais do principal objetivo: uma vaga na seleção brasileira de judô. Para ela, desistir nunca foi uma opção. Ela diz que não nasceu com talento para o esporte, mas a dedicação e o amor pela modalidade a transformaram na atleta que é hoje.

Me apaixonei pelo respeito, pela disciplina dos judocas, pela humildade, que são princípios que levo e levarei comigo para a vida toda. Sempre fui muito persistente, muito dedicada, nunca tive talento no judô, mas sempre fiz questão de dar meu melhor.

Judô

A jovem começou a competir aos 11 anos, quando alcançou a faixa laranja na prática esportiva (Foto: Arquivo pessoal)

Atualmente, ela treina em alto rendimento, com sessões diárias de prática esportiva, complementadas por musculação e acompanhamento nutricional para garantir resultados consistentes.

Estive treinando incansavelmente, todos os dias, dando meu máximo. Mesmo em dias ruins, tentei dar meu melhor. É um campeonato difícil, e fico muito feliz por essa conquista. Mas agora vou treinar mais e mais em busca de mais títulos!

*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Kayla Lima

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.