* Da Redação, com assessoria
A equipe da Academia de Judô Faculdade Guairacá/Randori continua colecionando grandes resultados nos tatames. Os últimos foram decorrentes da 13ª edição do Meeting Interestadual Interclubes de Judô, ocorrido no dia 07 em Santa Catarina, onde a categoria sub 11 feminino sagrou-se campeã geral no evento. Com o resultado, a Academia de Judô Faculdade Guairacá/Randori conquistou também o título de melhor equipe do sul do Brasil.
O evento reuniu mais de 500 atletas, sendo os 3 melhores das classes sub 11, sub 13 e sub 15 dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os judocas conquistaram suas vagas na Copa Paraná, realizada em Curitiba no início de outubro.
No balanço geral desse evento de nível nacional, o Sensei Fernando Santos, responsável pela delegação, afirmou que fica um grande legado para os atletas guarapuavanos, que competiram com judocas de alto nível, possibilitando uma troca de experiências importante para o fortalecimento da modalidade na região. “Desde que começamos esse projeto estamos evoluindo, é visível que a cada ano que passa ficamos mais fortes e estruturados”.
A judoca Ana Julia Moura, que vem superando seus resultados a cada competição, conquistou a medalha de bronze. “Foi um campeonato difícil, com grandes adversários, mas o resultado é que a nossa academia foi a melhor do sul do Brasil no feminino”. Pedro Oliveira pratica judô há um ano e também comemorou o resultado da equipe. “Eu gosto de treinar aqui porque eles nos incentivam. Fui para o Paranaense e fiquei em 1º lugar, mas queria ir ainda mais longe. Então participei da Copa Paraná, também ganhei, e no Sul Brasileiro fui vice-campeão”.
A Academia de Judô foi o primeiro Projeto de Extensão oferecido na Guairacá, através do curso de Educação Física. Segundo Fernando, mais do que um incentivo à prática esportiva, no judô, os atletas recebem lições para a vida. “O projeto de judô é muito importante para o esporte guarapuavano, e não só isso, ele tem o poder de fazer a inclusão social, traz disciplina física e mental, passa valores e princípios como respeito, humildade, honestidade e que serão levados como experiência na vida desses jovens”. Para o Sensei, o judô tem mostrado a força do esporte e a força do município, além da sua importância na formação de caráter e personalidade. “O retorno positivo vai desde a competição até o comprometimento dos alunos. Usamos do judô como ferramenta educacional e a consequência acaba sendo a medalha”, concluiu.
Confira os resultados no Campeonato Sul Brasileiro Inter Clubes:
Kauane Brustolin – 1º lugar
Pedro Oliveira – 2º lugar
Jhonathan Machado – 2º lugar
Ana Cristina – 3º lugar
Ana Julia Moura – 3º lugar
Amanda Paczkoski – 5º lugar
Maria Augusta Araujo – 5º lugar
Nicolas Dangui – 7º lugar