22/08/2023
Esportes

Judocas representam Guarapuava em Campeonato Brasileiro

imagem-78925

Da Redação, com assessoria – Edição Bárbara Franco  

Judocas guarapuavanos se preparam para mais um desafio longe do Estado. Alexia Lima e Eduarda Guimarães, da Academia de Judô Faculdade Guairacá/Randori, embarcaram para Natal (RN) em busca do título do Campeonato Brasileiro de Judô sub 23, que acontece neste sábado (20) e domingo (21). As atletas vão disputar, respectivamente, as categorias até 78kg e até 52kg. Quem também estará presente no evento será o Sensei Fernando Santos. Pelo quinto ano consecutivo, ele foi convidado a integrar a seleção paranaense de judô como técnico, e comandará 16 atletas na competição.

Treinos e dedicação são alguns dos segredos para se ter uma boa participação e faturar medalhas. A faixa preta Alexia possui um currículo extenso de vitórias, dentre eles, já foi campeã estadual sub 18, sub 21 e sub 23, foi também campeã estadual na Copa Paraná, nos Jogos Universitários, Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná.

Para o Sensei Fernando, a expectativa é de bons resultados, visto que o treino das atletas foi intensificado para a competição. “A Alexia vem de uma boa campanha no esporte, inclusive tem ficado entre as primeiras colocações do Brasileiro nos últimos anos. É perceptível que ela tem plenas condições de faturar o título esse ano”.

O Sensei Fernando lembrou que para as atletas é super importante a participação em torneios como esse, de alto nível. “Os nossos judocas vem se destacando regional e nacionalmente e essa troca de experiências é fundamental para o crescimento deles no esporte”, afirmou, referindo-se também aos excelentes resultados obtidos nos Jogos Universitários do Paraná ocorrido na última semana, onde todos os atletas que representaram a Faculdade Guairacá e o município de Guarapuava conquistaram medalhas. Dentre os destaques da competição, estão os judocas Cassio Gonçalves de Paris, Ariane Merchiori Pichoz e Jean Moreira, que alcançaram a classificação para a etapa nacional que acontece em outubro no município de Aracaju/SE, além da equipe masculina, que sagrou-se vice-campeã geral na modalidade.

A Academia de Judô foi o primeiro Projeto de Extensão oferecido na Guairacá, por meio do curso de Educação Física. Juntamente com os nove pólos que a Randori tem parceria, já são mais de 238 alunos treinando. Segundo Fernando, mais do que um incentivo à prática esportiva, no judô, os atletas recebem lições para a vida. “O projeto de judô é muito importante para o esporte guarapuavano, e não só isso, ele tem o poder de fazer a inclusão social, traz disciplina física e mental, passa valores e princípios como respeito, humildade, honestidade e que serão levados como experiência na vida desses jovens”. Para o Sensei, o judô tem mostrado a força do esporte e a força do município, além da sua importância na formação de caráter e personalidade. “O retorno positivo vai desde a competição até o comprometimento dos alunos. Usamos do judô como ferramenta educacional e a consequência acaba sendo a medalha”, concluiu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.