22/08/2023



Geral

Juiz determina comitê de credores da GVA Madeirit

imagem-95501

Cristina Esteche

Credores da “massa falida”  da antiga GVA Indústria e Comércio, em Guarapuava, vão compor um comitê para acompanhamento do processo que tramita na 2a Vara Cível da Comarca. Para essa composição, o juiz Adriano Eyng, determinou por edital  a convocação dos credores para Assembleia Geral que acontecerá no dia 10 de agosto deste ano, às 13h30, na sala do Tribunal do Júri, no Forum Desembargador Guarita Cartaxo, perto do Parque de Exposições Lacerda Werneck, Centro da cidade.

A lista de credores envolve ex-funcionários da GVA, Indústria Madeirit e São Bento Administração e Participações. De acordo com um dos funcionários da “massa falida, ”Orestes Ferreira de Paula, a falência das empresas  foi decretada ainda em 2009 e soma cerca de R$ 320 milhões ao todo, englobando  dívidas trabalhistas, créditos com garantia real, créditos quirografários, bancos,  créditos fiscais/governo, entre outros. São mais de 500 credores.

Em 2013 houve a apresentação de uma lista de credores que foi impugnada por alguns ex-funcionários, sob a justitificativa de que os valores apresentados não condiziam com o crédito.

“Essa impugnação gerou uma nova ação que agora está sendo discutida”.  Segundo Orestes, algumas já transitaram em julgado e outras estão em curso.

A unidade fabril da GVA Madeirit está locada desde 2009, com autorização judicial, e continua produzindo compensado. Segundo Orestes, o valor do aluguel está sendo depositado em conta judicial vinculada ao processo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo