22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Juíza bloqueia verba do SUS e ‘Santa Tereza’ não paga salários

Juíza bloqueou repasse de verba do SUS causando impacto negativo nas contas do hospital. Comissão diz que essa verba não pode ser penhorada

santa

Comissão pede a sensibilidade da juíza (Foto: Gui Costa/RSN)

*Reportagem com vídeo

A decisão da juíza Rosângela Vidal, da 1ª Vara da Justiça do Trabalho de Guarapuava, em bloquear o repasse de recursos, deixa funcionários do Hospital Santa Tereza sem salários. Por conta disso, os servidores estão mobilizados e começaram um abaixo-assinado.

De acordo com a comissão composta pela Ouvidoria, Serviço Social, Gerência de Enfermagem, Nutrição, Radiologia, entre outros setores, a iniciativa quer sensibilizar a magistrada a rever a decisão. “Precisamos da liberação do valor do repasse da contratualização. Só assim vamos receber nossos salários. Somente nesta quinta estamos com 183 pacientes, as UTI’s estão lotadas e os medicamentos estão acabando”.

De acordo com a Comissão, o que chama a atenção é que o dinheiro destinado à quitação da folha e demais verbas trabalhistas estava previsto para 15 de setembro. No entanto, o bloqueio ocorreu por volta da 0h07 desse mesmo dia. E o valor para essas operações é oriundo da contratualização (nº 0306.1402/2018 – DG). Essa verba é proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte do dinheiro também seria utilizado para a manutenção do atendimento aos pacientes. “Trata-se de um dinheiro que não pode ir à penhora”.

Na nota interna, a qual o Portal RSN teve acesso, também divulgada em vídeo (veja abaixo), a diretoria diz que a juíza alegou de “forma equivocada, a falta de comprovação de que esses recursos têm origem no SUS”. Vale lembrar que 98% dos pacientes são atendidos pelo Sistema. O Portal RSN tentou contato com a magistrada, mas ela encontra-se em férias e só retorna em 11 de outubro. 

De acordo com a comissão de funcionários, o bloqueio judicial traz sérias consequências. A Radiologia vai parar o trabalho já nesta sexta (22). Outros setores também vão parar, conforme a comissão.

 E quem vai atender os pacientes? Damos total apoio à atual diretoria, porque quando eles assumiram não houve atrasos. O que precisamos agora é da  sensibilidade da juíza para que haja a reversão imediata da decisão equivocada. Caso contrário, pode haver greve e outras manifestações e vamos clamar no Ministério Público.

Segundo informações do Novo Santa Tereza, o hospital conta com 300 funcionários. Todos estão sem receber. “Lamentamos profundamente não podermos cumprir com o que foi acordado. Reconhecemos o impacto pessoal que esta situação está causando a todos os envolvidos, sejam funcionários ou pacientes”.

Os diretores, junto com o Sindicato da categoria, disseram que estão comprometidos em encontrar soluções para superar esse desafio. “Garantimos a continuidade de nossas operações e o bem-estar de nossa equipe e pacientes”. *Veja o vídeo:

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.