Cristina Esteche
Lideranças de entidades empresariais debatem nesta terça feira (18), em Guarapuava, alternativas para o enfrentamento da crise econômica. O encontro será no auditório do Sindicato Rural, a partir das 19h30, com participação do economista Roberto Antonio Peredo Zurcher.
De acordo com o coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Júlio Agner, as manifestações que estão acontecendo no país são direcionadas contra o governo, contra o Congresso Nacional, contra a crise política, porem, há a falta de ideias e de ações. “Geralmente há muitos repúdios, mas não se apresentam ações, não há contribuições com ideias”. De acordo com Júlio Agner, o pessimismo está tomando conta do país. “As pessoas estão ficando inertes, depressivas e isso agrava muito a situação atual. As conversas ficam muito por conta de erros passados, principalmente pela politica econômica mal conduzida pelo ex ministro Guido Mantega”.
Para sair do campo da retórica e buscar soluções, a Fiep chamou o evento que vai contar com representantes da Sociedade Rural, Sindicato Rural e Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig). “Pretendemos traçar alternativas, já que a situação é preocupante”. De acordo com Júlio Agner, o país perdeu investimentos, o desemprego aumentou e alguns setores da economia estão sendo muito afetados, como é o caso da indústria. Embora o comércio e a prestação de serviços não estejam sendo tão atingidos, já há sinais que preocupam”.
Segundo o coordenador regional da Fiep, após o debate de hoje e de outros que se seguirão, a proposta é elaborar um documento que será entregue aos politicos.