22/08/2023

Julio Makuch falou o que não devia. Agora aguente o rojão

O infeliz pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores de Prudentópolis, Julio Cesar Makuch (PSD), que instigou a população a tratar mal os índios que passam pelo Município, vai lhe render alguns problemas.

 

Nesta manhã, a socióloga e descendente de índios kaigangues, Azelane Inácio, procurou este blogueiro para avisar que a Funai está ingressando com uma Ação Civil Pública Federal contra a manifestação de Julio Makuch. "Ele incitou a população ao racismo e ao preconceito. Vai ser responsabilizado por isso", afirmou a socióloga.

 

Azelane é a responsável da Funai pela região Oeste de Santa Catarina e pelo Estado do Paraná e participou da reunião com o vereador em Prudentópolis. "Ele foi infeliz nas suas colocações e distorceu tudo o que foi discutido naquela reunião", disse indignada.

 

Depois das declarações infelizes de Makuch sobre a questão dos índios em Prudentópolis, muitos setores ligados aos direitos humanos e representantes da comunidade prudentopolitana se manifestaram indignados com o posicionamento preconceituoso do vereador.

 

Quando não se tem o que falar, às vezes é melhor ficar quieto.

 

Com certeza, o presidente vai por em ação seu advogado de peso, que deve defender o indefensável nesta situação, uma vez que o pronunciamento do vereador também foi transmitido ao vivo pela Rádio Copas Verdes, de Prudentópolis.

 

Não me assusto se os índios participarem da reunião de vereadores da próxima segunda. Afinal, eles têm livre arbítrio, coisa que parece que o vereador desconhece.

 

E o povo? Bom, o povo…

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo