22/08/2023



Segurança

Justiça afasta funcionárias de CMEI por improbidade administrativa

A Justiça da comarca de Corbélia decretou, na segunda feira (3 de fevereiro), o afastamento liminar de duas funcionárias – uma monitora e a diretora – do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, no município de Anahy (Oeste Paranaense). Ambas foram afastadas pela prática de ato de improbidade administrativa, em ação civil pública proposta pelo Ministério Público.

Em seis meses de investigação, período em que foram ouvidas cerca de 30 pessoas, entre mães de alunos, parentes e integrantes do Conselho Tutelar – todas com relatos no mesmo sentido –, ficou constatado que a monitora costumava agredir verbalmente e fisicamente as crianças pelas quais era responsável. Muitas vezes ela usava palavras de baixo calão e ameaças. Os relatos também apontaram que a diretora do CMEI Menino Jesus, igualmente demandada, teve uma atuação negligente e conivente perante o comportamento da monitora, uma vez que nenhuma providência foi tomada pela direção.

Considerando que a permanência das duas funcionárias no CMEI poderia permitir que as agressões continuassem, colocando as crianças em risco, a Justiça decidiu pelo afastamento provisório imediato das duas de suas funções na instituição de ensino. Elas podem oferecer manifestação por escrito no prazo de quinze dias. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo