22/08/2023
Cotidiano Em Alta Região Saúde

Justiça determina que hospital de Laranjeiras do Sul libere prontuários

Decisão liminar atende a pedido do MPPR e obriga a instituição a fornecer documentos requisitados pela polícia e promotoria, sob pena de multa diária

MPPR (Foto: Divulgação)

A Vara Cível de Laranjeiras do Sul concedeu uma liminar que obriga o hospital da cidade a fornecer imediatamente os prontuários médicos requisitados pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) e pela autoridade policial. A decisão atende a uma Ação Civil Pública movida pelas Promotorias de Justiça da comarca, que enfrentavam dificuldades para acessar os documentos em investigações criminais.

A ação foi ajuizada após a recusa sistemática do hospital em entregar os prontuários, alegando a necessidade de proteger o sigilo médico. De acordo com o MPPR, essa recusa estava comprometendo a eficácia e a agilidade das investigações. Especialmente em casos graves como os de violência doméstica e crimes contra a vida.

Na ação, a Promotoria argumentou que a requisição dos documentos não configura uma “quebra” de sigilo, mas sim uma “transferência de sigilo”. Isso significa que o dever de manter a confidencialidade das informações passa do hospital para as autoridades, que são legalmente responsáveis pelo uso dos dados.

O Juízo acolheu os argumentos do Ministério Público, destacando que o sigilo dos prontuários não é absoluto. E, ainda, que este deve ser relativizado quando o interesse coletivo na apuração de crimes prevalece. Com a decisão liminar, o hospital fica obrigado a fornecer os prontuários sempre que houver uma requisição formal do MP ou da polícia, sem fazer juízo de valor sobre o pedido.

Em caso de descumprimento, pode haver uma multa diária de R$ 500 limitada a R$ 10 mil, além de uma possível responsabilização por crime de desobediência.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.