22/08/2023



Brasil Política

Justiça Eleitoral fará carga e lacração de urnas para o segundo turno

Cerimônia pública vai mostrar a segurança das urnas para as eleições presidenciais em Guarapuava

Eleições-Voto-1024x683

Urna eletrônica (Foto: RSN/arquivo)

A Justiça Eleitoral de Guarapuava fará a carga e lacração de urnas eletrônicas, tendo em vista o segundo turno das eleições presidenciais. A cerimônia pública acontecerá no dia 24 de outubro, às 17h, e é aberta ao público. De acordo com a Justiça Eleitoral, a iniciativa também visa acabar com fake news de que as urnas podem ser fraudadas.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também faz auditoria das urnas eletrônicas de quatro seções eleitorais no Paraná, com acompanhamento da Ordem dos Advogados do Brasil seção Paraná (OAB-PR). A verificação está marcada para a próxima sexta (19), na sede TRE, a partir das 8h.

A auditoria, pedida pela Comissão Provisória do Partido Social Liberal (PSL), do candidato à presidência Jair Bolsonaro, foi autorizada pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Gilberto Ferreira.

O pedido foi feito após relatos de que as urnas concluíram o processo de votação “imediatamente após a digitação dos dois números para candidato à Presidência da República, sem que o eleitor digitasse a tecla confirma”.

O presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, afirma que a ordem deve resguardar a legitimidade e a integralidade da votação. “Vamos estar lá acompanhando, indagando, e fazendo todas as ações necessárias para conferir e atestar a segurança do voto das pessoas através das urnas eletrônicas”, afirma. Segundo Noronha, em meio as fake news é importante provar a lisura do processo eleitoral.

A verificação deve ocorrer nas urnas das seções 311, que não teve a zona eleitoral indicada no pedido; 292, da 9ª Zona Eleitoral de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba; e 654 e 664, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo