A população de Reserva do Iguaçu comemora o resultado anunciado pela Justiça Eleitoral que julgou improcedente as denuncias feitas contra o prefeito Emerson Julio Ribeiro (PSDB), na ação de Investigação Judicial Eleitoral (AJE) ajuizada pelo Ministério Público. A ação envolve também o vice prefeito Antonio Silveira Caldas. O autor do julgamento é o juiz da 160ª Zona Eleitoral de Pinhão, Paulo Roberto Gonçalves de Camargo Filho. O resultado sera publicado no Diario Oficial da Justiça Eleitoral na terça feira (28) e então sera aberto prazo para recurso.
Em janeiro de 2013, Emerson e Antonio protagonizaram ação a partir de representação eleitoral sob a acusação de captação ilícita de votos durante as eleições municipais de 2012.
Assinado pela promotora de Justiça Mariana Dias, da comarca de Pinhão, a ação diz que o prefeito eleito, prometeu e entregou combustíveis e outras vantagens econômicas a eleitores do município de Reserva do Iguaçu. Outra denuncia feita pelo Ministerio Publico, afirma também que Emerson utilizou-se de violência e grave ameaça contra pessoas, agredindo fisicamente adversários políticos e seus familiares utilizando-se de comparsas.
De acordo com a advogada Melissa Carrer, que responde pela assessoria jurídica do Municipio, caso o MP entre com recurso, os argumentos utilizados para denunciar o prefeito e o vice não serviram para provar as denuncias. “Estou tranquila em relação à possibilidade do Ministerio Publico entrar com recurso”.
O prefeito Emerson Julio Ribeiro foi procurado pela Rede Sul de Noticias para comentar o caso, mas encontrava-se em Curitiba.
Tão logo a população reservense soube do resultado comemorou com uma carreata.