Um habeas corpus impetrado pela defesa junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, colocou em liberdade nessa sexta (29), a servidora do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e o marido dela.
Conforme o MP, os dois são investigados por irregularidades em contratos do órgão estadual com empresas de Guarapuava, na Operação ‘Fora de Área’, que prendeu seis pessoas na quarta (27). Na quinta (28), um habeas corpus já tinha colocado em liberdade o empresário de Guarapuava preso na Operação.
Além dele, outras duas pessoas da mesma empresa saíram da carceragem da cadeia pública de Guarapuava na noite de quinta. No entanto a engenheira (servidora) e outras duas pessoas – entre elas o marido da servidora – que lesaram o DER continuavam presas. Além da servidora e do marido, um fiscal do DER preso na quarta, teve a prisão convertida em domiciliar.
OPERAÇÃO
A ‘Fora de Área’ tratou de desvios evolvendo uma empresa de Guarapuava e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Ao todo o Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) também cumpriram 19 mandados de busca e apreensão em Guarapuava e outras cidades.
De acordo com o Gaeco, agentes do órgão recebiam vantagens indevidas de uma empresa para não fazer a fiscalização correta de obras na Região de Guarapuava. Por fim, de acordo com o MP, o dono da empresa, três diretores e mais um casal do DER, são investigados. Os crimes apontados são corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.