22/08/2023



Política

Justus assume Mesa Executiva da AL e reafirma compromisso pela transparência

Curitiba – O deputado Nelson Justus (DEM) assumiu nesta segunda-feira (02) a presidência da Mesa Executiva, que vai comandar os trabalhos da Assembléia Legislativa pelos próximos dois anos. A posse ocorreu durante a sessão de instalação dos trabalhos legislativos de 2009.
“Há dois anos, anunciei um plano de metas para o mandato que se iniciava. O objetivo, ao qual daremos continuidade neste novo termo, é de abrir de vez as portas do Legislativo para o povo do Paraná, com a participação ativa de todos os deputados estaduais”, afirmou.
Nelson Justus lembrou que a Mesa Diretora da Casa iniciou um amplo processo de informatização, que em seus aspectos mais visíveis está simbolizado pela pesquisa legislativa, hoje disponível para todos na página da internet (www.alep.pr.gov.br), e pelo painel eletrônico que registra e controla todas as informações da sessão. “Esse processo será aprofundado nos próximos dois anos. A minha eleição para um novo mandato à frente desta Casa é uma prova de confiança pessoal expressa de forma pública. A essa confiança eu corresponderei com muito trabalho e a permanente defesa da Assembléia Legislativa do Paraná”, garantiu o parlamentar
Outra missão da Mesa Executiva empossada hoje, e ainda do corpo técnico de funcionários da Assembléia Legislativa, será a implantação de um novo instrumento de fiscalização da atuação dos deputados e deputadas estaduais. “Conforme afirmei que anunciaria agora em fevereiro, vamos disponibilizar ao público, na internet, a lista de funcionários da Assembléia Legislativa e a composição de gastos dos gabinetes dos parlamentares”, anunciou Nelson Justus, acrescentando que nos próximos dias irá se reunir com as bancadas para comunicar essa medida administrativa e recolher sugestões de aperfeiçoamento antes de enviar para votação em plenário o Projeto de Resolução.
“A transparência, mais que o resultado do mero cumprimento de formalidades legais, é um ativo da cidadania pelo qual todos nós devemos zelar. E – não tenham dúvida – esse processo de busca permanente da transparência é uma marcha batida da qual eu não vou recuar um só passo”, detalhou o presidente do Legislativo.

TRABALHO – Nelson Justus também lembrou que a Mesa Executiva pôs fim ao voto secreto, reduziu o período de recesso das sessões plenárias, numa iniciativa pioneira, e fortaleceu as comissões temáticas permanentes, nas quais os deputados analisam, debatem e aperfeiçoam os projetos de lei antes que eles alcancem o plenário.
“E, agora, vamos avançar ainda mais, com o início dos trabalhos do Copelegis, o Centro de Operações Especiais Legislativas, que auxiliará os parlamentares na sua missão de legislar; e ainda com o início dos trabalhos da Escola do Legislativo, espaço de qualificação dos funcionários da Casa”, disse.
O presidente destacou ainda o trabalho da TV SINAL (Som, Imagem e Notícias da Assembléia Legislativa), instrumento que permite à sociedade fiscalizar as ações dos seus representantes eleitos e leva à casa dos paranaenses uma programação inteiramente voltada aos seus interesses. Em apenas um ano de existência, a TV SINAL já alcança cerca de 70 dos 399 municípios do Paraná. Nos próximos dois anos, o objetivo é ampliar o raio de cobertura e trabalhar pela transmissão de toda a programação em canal aberto.

PARLAMENTO – Durante seu pronunciamento, o deputado Nelson Justus frisou que o legislativo paranaense, como em qualquer Parlamento do mundo, representada todas as formas de pensar e agir da sociedade. “Foi ela, a partir da soma de decisões individuais, que elegeu os seus representantes para esta Assembléia Legislativa. É dessa decisão, de cada paranaense, que emana a nossa legitimidade. Além disso, cabe salientar que o Parlamento é o mais representativo dos poderes. Porque é plural”, afirmou, acrescentando que a crítica saudável é bem vinda e “somente o povo poderá contestar com legitimidade a decisão que ele próprio tomou”.
Nesse sentido, o parlamentar discorreu sobre uma série de temas e assuntos, que debatidos na Assembléia, ajudaram a melhorar nosso Estado e interferiram de maneira positiva na vida das pessoas.
“Esta Casa tem orgulho em participar de um grande movimento de mudança que imprimimos ao Paraná. Pois quando votamos e aprovamos um salário mínimo estadual que é maior que o nacional; quando diminuímos impostos sobre alimentos e outros produtos essenciais, como tantas vezes fizemos nos últimos anos; quando apoiamos políticas públicas que reduzem as tarifas de água e energia para famílias carentes; quando aprovamos a lei maior do orçamento estadual, que apenas este ano irrigará a vida paranaense com investimentos de mais de 20 bilhões de reais em saúde, educação, segurança, infra-estrutura; em cada uma dessas ações estamos promovendo a mudança e produzindo o futuro”, ponderou Justus.

AGRADECIMENTOS – Na presença de inúmeras autoridades e personalidades, o presidente Nelson Justus elogiou as boas ações do Governo Roberto Requião e a parceria dele com os prefeitos que acabam de assumir, colocando sua administração à disposição da população de cada município.
Justus também agradeceu a fidalguia e as relações republicanas que outros Poderes e personalidades vêm mantendo com a Assembléia Legislativa, citando as pessoas do vice-governador Orlando Pessutti, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o Poder Judiciário, na pessoa do presidente, desembargador José Antônio Vidal Coelho, e do seu vice, desembargador Antônio Lopes de Noronha, além do presidente eleito do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Augusto Hoffmann, e os demais membros da cúpula diretiva do TJ que também tomam posse nesta segunda-feira (02).
O Ministério Público, na pessoa do procurador-geral, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o Tribunal de Contas do Estado, representado pelo ex-deputado e atual presidente, Hermas Brandão, e o desembargador Jesus Sarrão, que assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) também receberem agradecimentos especiais.

Da assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo