22/08/2023



Brasil Esportes

Knaf é confirmado para a seleção paralímpica

imagem-13031

Da Redação, com informações da Agência Brasil

Guarapuava – O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fez a convocação dos 278 atletas que participarão da Rio 2016. A divulgação dos nomes aconteceu nessa terça feira (19), em São Paulo. Entre os atletas paranaenses está o mesatenista guarapuavano Welder Knaf. Nessa modalidade apenas mais um do Paraná foi convocado: Claudiomiro Segatto, de Curitiba.

Esta é a maior delegação paralímpica do país , com 181 homens e 97 mulheres e, pela primeira vez, o país terá representantes nas 22 modalidades esportivas. Andrew Parsons, presidente do CPB, disse que a meta é alcançar o quinto lugar. “O Brasil não entra em nenhuma das 22 modalidades para ver como é que é, para passear. Nas 22 [modalidades], a gente é muito competitivo”, afirmou. Os jogos serão de 7 a 18 de setembro.

Segundo Parsons, atletismo e natação ainda são os carros-chefes da delegação, mas outras modalidades, como a canoagem, que estará pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos, também representam esperança de medalha.

O presidente do CPB informou que não teme a redução de recursos após a Paralimpíada. A principal fonte de financiamento dos esportes paralímpicos é a Lei Agnelo/Piva, que prevê a destinação de 2% da arrecadação bruta das loterias federais em operação no país, descontadas as premiações, para os comitês olímpicos.

“Talvez a gente seja uma das poucas entidades esportivas no Brasil que não está com medo do período pós-Rio. Pelo contrário, a gente vai ter quatro anos com centro de treinamento e mais recursos para encarar esse desafio de Tóquio [onde serão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020]”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo