A Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê – Quilombo Paiol de Telha comemora nesta quarta-feira (2) a Rainha do Mar, Iemanjá. Para isso, o Kundun recepciona pessoas de Guarapuava e de outros municípios para a festa que começa na manhã e se estende até a noite.
Iemanjá é a energia da natureza que rege a força e o mistério do mar e que no sincretismo religioso é comparada à Nossa Senhora.
A programação prevê entrega de oferendas na água e que simbolizam agradecimentos e pedidos à protetora. A orientação é de que não se façam pedidos materiais. "Assim como no Cristianismo, agradecemos as graças recebidas e pedimos saúde, felicidade, discernimento, sabedoria para nós e para todos os que nos cercam. Não pedimos nada material porque entendemos que esses ganhos são consequências do nosso trabalho", explica Ana KinilêMaria Alves da Cruz de Oliveira, que é filha de Iemanjá.
A partilha de alimentos, especialmente à base de frutas, milho branco, arroz e outros, marcará o almoço comemorativo que será realizado no Barracão Cultural do Kundun. "Tudo o que fazemos tem como base a partilha. É uma forma de compartilhar o nosso alimento que é feito com muito carinho, canalizando toda a energia positiva que desejamos à nossa família e aqueles que nos cercam. Cada participante traz o alimento que iria comer em sua casa e divide com os demais", diz Ana Kinilê. "Depois da refeição vamos dançar, cantar e entrar em comunhão com a natureza em toda a sua essência", afirma.