22/08/2023
Cotidiano

Kundun recebe curitibanos e dá início ao projeto “Herança Cultural” em parceria com a Rureco e SETI

imagem-5067

Guarapuava – O final de semana prolongado está sendo muito bem aproveitado pelo Kundun Balê.
A companhia de música e dança afro quilombola aproveitou a sexta-feira,dia 10 de Maio, para recepcionar uma comitiva de parceiros de Curitiba. Neste sábado haverá ensaio e atividades culturais. Durante a noite será feito uma costela de dois fogos, um costume tropeiro e considerado prato típico de Guarapuava, em mais um resgate cultural que está sendo realizado pelo Kundun. Em seguida haverá uma mesa redonda sobre a espiritualidade umbandista, marcando mais uma etapa do trabalho de pesquisa dos integrantes do Kundun.
Para isso, membros da Associação Mensageiros de Aruanda (Curitiba) encontram-se no quilombo. Eles também participam do ensaio do show “Encanto de Três Raças” que estréia o dia 19 de junho na Unicentro e no dia 14 de agosto no Canal da Mùsica em Curitiba.
Paralelamente, membros do Kundun inseridos no projeto “Herança Cultural” proposto pela Fundação Rureco dentro do programa Diálogos Culturais aprovado pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) reuniram-se com os técnicos em assistência social, educação física e publicidade para elaboração do cronograma de atividades que serão desenvolvidas. Simultaneamente à recepção de visitantes que vão à comunidade conhecer o trabalho cultural do Kundun.
Uma das primeiras atividades do projeto está sendo a participação de mulheres da comunidade no show. Sem nunca terem dançado e muito menos subido em um palco oito mulheres acima de 30 anos terão uma participação especial no espetáculo quee stá sendo montado, mostrando os afazeres do cotidiano e recuperando tradições religiosas da comunidade.
Outra realização será o I Arraiá do Kundun Balê nos dias 6 e 7 de junho no Paiol de Telha.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.