22/08/2023



Geral Guarapuava

La Bayadére fica em segundo no Festival de Danças do Mercosul, na Argentina

imagem-142370

Da Redação

Guarapuava – Duas classificações em segundo lugar em palco internacional. Este foi o resultado da participação do Studio de Dança La Bayadére, de Guarapuava, no 23º Festival de Danças do Mercosul, realizado em Porto Iguaçu, na Argentina, entre 5 e 10 de setembro.

Entre 400 coreografias e mais de 1,2 mil bailarinos do Brasil, da Argentina, do Chile, do Uruguai e do Paraguai, o Studio guarapuavano trouxe o equivalente a duas medalhas de prata, com a coreografia “A morte veio me beijar” (conjunto contemporâneo) e o solo de jazz “Emoções”, com os bailarinos Lennon Santos, Gabriel Fonseca, Stefany Aguiar e Duhelen Pelisser.

Para os diretores do La Bayadére, Marcela Mendes e Samuel Gechele, os resultados são reflexo do esforço dos alunos, da equipe e de amplos estudos no desenvolvimento geral dos espetáculos. A dança traz resultado a longo prazo. “Estamos começando a colher frutos sendo a escola mais jovem, porém mais premiada em festivais, inclusive internacionais”, detalha Marcela Mendes. Segundo a professora, qualquer conquista em dança não é fruto de ações imediatas, mas de um aprimoramento de longo prazo que apura técnicas, conhecimentos e aplicação de metodologias que fazem a diferença em espetáculos.

Tal a experiência do La Bayadere que há contínua demanda por participação em eventos nos mais diversos pontos do estado. Especialmente em formaturas, eventos corporativos, casamentos, entre outras atividades que tornam Guarapuava uma cidade bastante requisitada nesta área. 

ESTRUTURA

Hoje, o La Bayadére conta mais de 200 alunos que participam de aulas de ballet, jazz, dança contemporânea, dança do ventre, dança de salão, teatro, danças urbanas, dance club e dance show.  Entre os espetáculos mais destacados estão: “Pedro e o Lobo”; “O quebra nozes”, “A pequena vendedora de fósforos”, “Tributo a Charles Chaplin”, “O Pequeno Príncipe” e “Mágico de Oz”. O grupo está preparando o espetáculo “Maria Gralha e Zé Pinhão”, inspirado em obra da escritora Audrey Farah, onde há um retratar de características peculiares do Paraná.

Dentro da metodologia de trabalho a cada ano os alunos participam de, pelo menos, um grande espetáculo que coroa o aprendizado obtido, tendo avaliação com profissionais de renome geralmente convidados para as atividades. Marcela Mendes e Samuel Gechele atuam exclusivamente há mais de 10 anos na área. “Foi uma opção de vida pelo amor pela arte e o compartilhamento de conhecimentos relacionados à ela”.

O Studio tem alunos a partir dos 2,5 anos e não tem limite de idade para a prática da dança. “Dançar e ser feliz é algo prazeroso e que dá outro dimensionamento na vida da pessoa, inclusive uma sensibilidade diferenciada e um olhar diferente sobre o entorno.”

CONVITE

Diante dos resultados obtidos na Argentina o La Bayadére foi convidado para uma Noite de Gala que acontecerá no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã, quando haverá reconhecimento aos grupos que obtiveram destaque em Porto Iguaçu.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo