22/08/2023



Geral Guarapuava

LAB representa Guarapuava em evento mundial

imagem-105701

Da Redação, com Assessoria

O Laboratório de Ideias, criado em Guarapuava na administração municipal, ganha espaço no maior evento tecnológico do mundo. A Campus Party 2016 acontece em São Paulo, de 26 a 31 de janeiro, no Anhembi e trata-se de evento direcionado para as áreas de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo, entretenimento digital e cultura geek.  De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, o LAB será o responsável por palestra no dia 28, com 50 minutos de duração abordando o tema Lab Makers – Criando a cidade do futuro com Bambooduino e cultura maker. Na palestra, serão apresentadas ações desenvolvidas no LAB e acontecerá o lançamento do protótipo do bambooduino (metodologia de ensino onde são utilizados bambu e arduino para ensino da robótica, arte, matemática e engenharia). Para ampliar a presença do LAB na Campus Party, será transmitido diariamente, via blog, conteúdo em foto, vídeo, texto, novidades tecnológicas e demais atividades do evento.

De acordo com o idealizador e hoje coordenador do LAB, Andy Troc, no início de 2015 o Laboratório era apenas uma idéia. “Hoje somos uma comunidade reunida em torno do mesmo objetivo: a inovação. Compartilhamos tudo o que for necessário para construir uma nova cidade”. Segundo ele,  participar da Campus Party 2016 é um dos sonhos realizados. “Estamos muito orgulhos de poder representar nossa cidade em um evento tão importante”.

De acordo com Andy Troc, a Campus Party reúne pessoas de todo o país e, em 2016, contará com a participação de oito mil pessoas. “É incrível poder mostrar um pouco do nosso laboratório de ideias. Além da palestra também vamos ministrar mini-oficinas e mostrar para o mundo que Guarapuava possui grande potencial tecnológico e cultural”.

LAB de Ideias

O Laboratório de Ideias da Prefeitura de Guarapuava nasceu em 2015 com a proposta de aliar gestão pública e tecnologia, empoderando comunidades e apresentando alternativas viáveis ao desenvolvimento de cidades inteligentes, pensadas para atender as necessidades das pessoas.

O LAB já atingiu em Guarapuava cerca de 800 pessoas em 40 oficinas, três encontros de inovação, além dos cursos de CyberArte com Arduino e Clube de Robótica. “Exploramos da bioconstrução ao cinema, de móveis de pallets a Arduino, de robótica a corte e costura. Misturamos conceitos e pessoas e, a cada dia, a comunidade cresce e mais pessoas participam conosco”, enfatizou o diretor. O curso de CyberArte é realizado com a parceria da UTFPR, campus Guarapuava.

Atualmente, o Laboratório presta consultoria para outras prefeituras e entidades do Brasil, com o propósito de auxiliar na implantação de iniciativas como esta em outros municípios, a fim de melhorar a vida da população. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo