Cristina Esteche – Foto: Celso Goes
O Laboratório Góes, de Guarapuava, foi o vencedor da etapa estadual do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, na categoria Serviços de Saúde. A premiação aconteceu nesta quinta (20), em Foz do Iguaçu no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, durante a XXIV Convenção Anual da Faciap, em Foz do Iguaçu. “Me emocionei ao receber o resultado, pois não esperava”, disse o empresário Celso Góes, dono do laboratório.
O Prêmio MPE Brasil existe desde 2004 e foi idealizado para reconhecer a excelência da gestão das micro e pequenas empresas, tendo por base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Neste ano, foram 8.034 inscrições, das quais saíram 3.996 candidatos. Destas, 33 empresas foram visitadas por demonstrarem um melhor desempenho.
As vencedoras paranaenses participarão da etapa nacional, que deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.
O coordenador estadual do Prêmio e consultor do Sebrae/PR, Edison Charavara, afirma que o principal objetivo é provar que as micro e pequenas empresas também podem ter excelência de gestão. “Queremos mostrar que a qualidade é importante, independente do tamanho da empresa. Isso tem se tornado cada vez mais visível, principalmente se considerarmos o número e o nível dos candidatos, que têm melhorado a cada edição. Os empresários que participaram desta edição reconhecem a importância de se investir nesse quesito”, assinala Charavara.
As categorias do MPE Brasil são Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia de Informação, Serviços de Turismo, Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.
Modelo de gestão
O modelo de gestão por excelência é algo que as micro e pequenas empresas devem buscar, no entendimento de Charavara. A premiação é uma forma de também sensibilizar outros empresários a buscarem novas práticas de gestão empresarial. Além de visibilidade, o MPE Brasil reconhece empreendimentos que incorporam critérios relacionados à qualidade, o que cria uma cadeia de benefícios e de desenvolvimento para o Estado.
O Prêmio é uma realização do Movimento Brasil Competitivo (MBC); Gerdau; Sebrae Nacional; Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ); e Movimento Paraná Competitivo (MPC). A Petrobras é patrocinadora nacional e o Canal Futura e a Rede da Qualidade, Produtividade e Competitividade (Rede QPC) apoios institucionais. A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é responsável pelo apoio técnico.
No Paraná, o Sebrae/PR e o apoio da Faciap, e a iniciativa tem o patrocínio da Itaipu Binacional, Sanepar e Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).