Da redação – O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou cinco casos de dengue de cidadãos laranjeirenses. As amostras haviam sido enviadas no mês de março. Ainda há mais de 10 amostras que foram enviadas em abril para serem analisadas.
Todos os pacientes residem em Laranjeiras do Sul e pelo menos três deles não haviam saído do município no último mês, o que significa que o mosquito Aedes Aegypti está contaminado com um dos sorotipos de dengue.
A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) pede atenção redobrada às pessoas quanto aos sintomas de início repentino (febre entre 39 °C e 40°C, dores de cabeça, muito cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, entre outros sintomas) e que em caso de suspeita procure a unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
A Semusa e a 5ª Regional de Saúde desenvolvem ações em conjunto para intensificar o trabalho de combate ao mosquito transmissor adulto, como a nebulização, prática conhecida como fumacê, em todo o centro da cidade (local onde residem os pacientes contaminados). O fumacê mata apenas mosquitos adultos e tem 80% de eficácia, por isso não substitui a eliminação manual dos reservatórios de água parada do quintal e terrenos baldios.
Fonte: assessoria