*Reportagem com vídeos produzidos pelo EAD/Seti/Unicentro
Para ele a natureza é a grande fonte de inspiração. Também é de onde ele tira a energia para enfrentar os desafios e conjugar o verbo ‘empreender’. Quem é ele? Odacir Antonelli, empresário que ‘inaugura’, na noite desta quinta (2), o primeiro de uma série de documentários.
De acordo com a Unicentro, trata-se do projeto ‘Legado Paranaense’. Lançamento produzido pela Universidade Virtual do Paraná, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, que tem autoria na produção.
Conforme o NEAD, o objetivo é ensinar pelo exemplo a partir da trajetória de paranaenses que se destacam em diferentes áreas de atuação. Desde o empreendedorismo, arte, cultura, saúde, ciência, esportes, até outros exemplos. Assim, segundo o NEAD, a iniciativa é inspirada na ideia de ‘masterclass’, em que além da homenagem, o personagem também passa ensinamentos. Além de contar experiências pessoais e destacar o aprendizado ao longo da vida.
UM POUCO SOBRE ANTONELLI
Deste modo, o lançamento do episódio ‘Da semente à floresta’, nesta quinta (2) no Centro de Eventos, vai mostrar um pouco sobre um dos maiores benfeitores do Paraná.
Conforme conteúdo postado no site do NEAD, Antonelli tem uma atuação multifacetada. Ele se destaca com empreendimentos e iniciativas que têm contribuído para o desenvolvimento regional do Centro-Sul do Estado. Entretanto, ganham envergadura nacional, como na área da saúde que está em desenvolvimento no bairro planejado Cidade dos Lagos. Por conta da relação do empresário com a natureza, o título da primeira aula se chama “Da Semente à Floresta”.
De acordo com a postagem do Núcleo, Odacir Antonelli, contador e advogado, nasceu em Bituruna, no Sul do Paraná, em uma família numerosa. “Com um espírito empreendedor admirável, se capacitou. Criou empresas em diferentes ramos e passou a desenvolver projetos ousados que se destacam e impulsionam o desenvolvimento da Região”.
Assim sendo, há mais de três décadas inaugurou indústria do ramo da madeira. Hoje pretende fechar o ciclo de produção, começando da semente até a venda do móvel. Contudo, Odacir se mostra um admirador da natureza e se esforça na preservação e plantio de árvores.
Na fazenda onde mora, localizada a poucos quilômetros do Centro de Guarapuava, possui uma reserva com gigantes araucárias, imbuias e cedros, as quais defende com entusiasmo.
METÁFORA
“A árvore é uma metáfora em nossa trajetória”. Odacir tem apreço pelas raízes, suporta com firmeza os dias e estações difíceis e tem florescido, lançando iniciativas perenes que geram frutos para quem está ao redor.
Contudo, outra preocupação do empresário diz respeito ao legado que vai deixar à sociedade. Desta maneira, com investimentos na área social, oportuniza escolas, projetos educativos e serviços à comunidade.
Assim sendo, centenas de crianças são atendidas no Centro Municipal de Educação Infantil mantido pelo empresário em conjunto com o município. Além disso, adolescentes também recebem orientações em outros projetos e cursos.
CRIATIVIDADE E INQUIETUDE
“Odacir é um homem criativo e inquieto, hábil em estabelecer parcerias para tirar suas ideias do papel. Um projeto inovador acalentado por um bom tempo foi o bairro planejado Cidade dos Lagos, que projeta concentrar um polo de saúde com altos investimentos em pesquisas para o tratamento de câncer e também a criação do Cilla Tech Park, um parque tecnológico que pode proporcionar o desenvolvimento de startups e outras estratégias que melhorem a qualidade de vida dos habitantes da região, gerando empregos, renda e conhecimento”.
*Confira os quatro episódios produzidos pelo EAD.
CURSO 1
CURSO 2
CURSO 3
CURSO 4
Leia outras notícias no Portal RSN.