Devido às chuvas que atingem a região de Laranjeiras do Sul nas últimas horas provocam inúmeros prejuízos na cidade e no interior. Houve desmoronamento, interrupção no abastecimento de água tratada, regiões alagadas; mãe e filha morreram; estradas do interior encontram-se intransitáveis; aulas, cursos e Clubes de Mães estão suspensos. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, há 15 famílias desabrigadas por morarem em área de risco na pedreira do Bairro São Miguel e mais de 500 pessoas afetadas pelas chuvas. Todas recebem auxílio da Prefeitura.
Por causa dessa situação, a prefeita Sirlene Svartz decretou estado de calamidade no município e montou um posto de arrecadação de donativos e uma central de informação no escritório da Cantuquiriguaçu, associação da qual é presidente. A entidade fica junto ao prédio do Sindicato Patronal Rural de Laranjeiras do Sul.
Equipes foram mobilizadas para prestar atendimento aos desabrigados e a população que necessita de informação relativa aos problemas causados pela chuva. O telefone para contato no escritório da Associação Cantu é o (42) 3635-1854.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
A prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, esclarece que todas as medidas necessárias para normalizar o abastecimento de água no município, que é de responsabilidade da empresa de Saneamento e Abastecimento do Paraná (Sanepar) estão sendo tomadas. Além de solicitar a gerência da empresa junto ao escritório regional de Guarapuava e a central de Curitiba para normalizar a falta de água em alguns bairros, a prefeita e sua equipe de governo trabalham para amenizar as dificuldades que essas famílias enfrentam. Inclusive, tenta-se na manhã desta segunda-feira (24) a disponibilidade de caminhões pipas para levar água às regiões que estão desabastecidas.